Foto: Reprodução
Quinta, 30 de junho de 2022 - 21:15:00
Abrigo temporário acolhe mais de mil pessoas em um ano em MT
ABRIGO

A Casa Cidadã de Lucas do Rio Verde, no norte do estado, completou esta semana um ano de trabalho. O abrigo temporário já recebeu mais de mil pessoas nesse período, e o objetivo é proporcionar dignidade a quem precisa.

O local busca reintegrar e ressocializar os moradores que vivem temporariamente na cidade. No entanto, muitos acabam chegando na cidade sem documentos ou contato com familiares, o que dificulta a reinserção no mercado de trabalho.

A assistente social Rosângela Rothmund atende os moradores da Casa. Segundo ela, uma das dificuldades é justamente a falta da documentação que é exigida na hora das contratações.

A Defensoria Pública de Mato Grosso informou que atua para resolver as pendências de documentos. Mas o serviço vai muito além. Os defensores públicos também ajudam os moradores com outros serviços judicias que precisam para viver no município.

Foi na biblioteca da Casa Cidadã que o autônomo Renato Alves Pereira encontrou a oportunidade de adquirir novos conhecimentos por meio da leitura.

Ele é do estado do Pará e está em Lucas do Rio Verde há um mês. Em busca de realizar sonhos que ficaram no papel, ele buscou o abrigo para ter uma base inicial.

O estudante Bruno Eduardo da Silva é do Rio Grande do Sul e está na cidade há uma semana. Ele afirmou que já conseguiu uma oportunidade de emprego, após passar por todos os trâmites legais para regularização de documentos.

Em todo o país, está sendo realizada a semana nacional de política sobre drogas. Uma realidade que também é discutida dentro da Casa Cidadã.

Para ajudar em outros pontos importantes de ressocialização, a Polícia Civil de Lucas do Rio Verde também acompanha o projeto.

Texto/Fonte: G1 MT