Foto: Fiscalização AGER-MT.
Monday, 03 de November de 2025 - 11:12:50
Ação busca avaliar qualidade do fornecimento e atendimento do programa Luz para Todos
AGER E ANEEL FISCALIZAM ENERGIA ELÉTRICA EM COMUNIDADES INDÍGENAS DO XINGU

Entre os dias 27 e 31 de outubro, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizou uma fiscalização em comunidades indígenas do Território do Xingu, localizado a 1.031 km de Cuiabá. O objetivo foi avaliar a qualidade dos serviços prestados pela concessionária Energisa Mato Grosso e o cumprimento do programa federal Luz para Todos, que busca levar energia elétrica a regiões rurais e remotas da Amazônia Legal.

A operação foi motivada por reclamações dos povos xinguanos sobre dificuldades no acesso à energia elétrica. As lideranças indígenas formalizaram suas demandas em carta enviada à ANEEL, detalhando falhas na implementação do programa. Em resposta, a Ager instaurou processo fiscalizatório, realizou reuniões com a concessionária e a Funai, além de solicitar dados sobre a execução do programa nas aldeias.

Durante a fiscalização presencial, analistas reguladores da Ager e especialistas da ANEEL inspecionaram as instalações e sistemas de geração de energia em duas comunidades. O superintendente regulador de Energia em exercício da Ager, Raphael Jouan Raymundo da Silva, destacou que a visita foi uma oportunidade de ouvir diretamente as reclamações das comunidades, “respeitando as tradições e cultura indígenas” e buscando encaminhamentos mais adequados.

O trabalho segue em andamento, e os resultados das vistorias serão compilados em relatório técnico, que servirá de base para as próximas etapas do processo regulatório. A ação faz parte do convênio de delegação da ANEEL à Ager, com participação dos analistas reguladores Gisele Rios e Neimar Dantas.

Texto/Fonte: Secom MT