Foto: Sema-MT
Friday, 24 de October de 2025 - 10:37:22
Ação fiscalizou cinco municípios e apreendeu equipamentos irregulares
SEMA APLICA R$ 300 MIL EM MULTAS EM OPERAÇÃO CONTRA EXTRAÇÃO ILEGAL DE MINÉRIOS

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), realizou uma operação de combate à extração mineral ilegal nos municípios de Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Novo Mundo, Carlinda e Apiacás, aplicando cerca de R$ 300 mil em multas.

A ação, realizada entre os dias 14 e 17 de outubro, integrou uma etapa da Operação Amazônia, voltada para atender denúncias registradas na Ouvidoria Setorial da Sema. Foram fiscalizados tanto empreendimentos sem licenciamento quanto aqueles licenciados, mas que operavam em desacordo com a legislação.

Durante a operação, foram apreendidos e inutilizados 24 equipamentos, incluindo 13 motores, 10 bombas d’água e uma bica de aço. Além disso, foram emitidos sete termos de embargo, oito autos de infração, quatro termos de apreensão e quatro de inutilização. Os fiscais também constataram danos graves em Áreas de Preservação Permanente (APP) e degradação intensa dos recursos hídricos, enquanto a extensão da área embargada ainda está sendo calculada.

A Operação Amazônia conta com monitoramento por satélite em tempo real, fiscalização contínua, embargo de áreas, remoção de máquinas e responsabilização de infratores, integrando órgãos estaduais e federais sob coordenação da Sema-MT.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone ou WhatsApp (3613-7398 / 98153-0255), email [email protected] aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou nas regionais da Sema. Também é possível acionar a Polícia Militar pelo 190.

Texto/Fonte: Secom MT