A 78ª edição da Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste domingo (19.10) na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá, prendeu 12 motoristas por embriaguez ao volante e removeu 48 veículos, sendo 39 carros e 9 motocicletas.
Do total de prisões, dois condutores receberam agravante por dirigir sem os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito, e um terceiro por entregar o veículo a pessoa não habilitada. Durante a ação, foram lavrados 81 autos de infração, incluindo 22 por veículos sem registro ou não licenciados, 18 por dirigir sob efeito de álcool, 17 por recusa ao teste de alcoolemia, 8 por conduzir sem CNH e 16 por outras infrações.
Ao todo, 166 veículos foram fiscalizados e 58 autuados, com 171 condutores submetidos ao teste de alcoolemia. A multa para quem dirige após consumir álcool é de R$ 2.934,70, independente do teor alcoólico. Quando o teste indica acima de 0,33 mg/l ou há sinais claros de embriaguez — como olhos avermelhados, hálito alcoólico e desordem na vestimenta — a legislação prevê autuação criminal e prisão.
A Operação Lei Seca é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e realizada em conjunto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo. Em ações nos municípios, integram ainda a Guarda Municipal de Várzea Grande e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá.