Neste sábado (3.4), a Comunidade Santíssima Trindade, em Cuiabá, foi beneficiada com o Mutirão da Cidadania, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes. O evento teve como objetivo fornecer acesso a direitos essenciais, promovendo inclusão e dignidade a famílias em situação de vulnerabilidade. Ao todo, cerca de 200 atendimentos foram realizados.
Durante o mutirão, os moradores puderam contar com serviços como plastificação de documentos, emissão de segundas vias de certidões, orientações sobre o programa SER Família, a Carteira de Identificação do Autista, além de atendimentos oferecidos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). O apoio das secretarias adjuntas de Cidadania, Inclusão Socioassistencial, Direitos Humanos e Assistência Social também foi essencial para o sucesso da ação.
Nicole, moradora da região, levou seus filhos ao evento e aproveitou para plastificar documentos. Ela destacou a importância dos cursos oferecidos pelo governo, como o de Confeitaria, que foi fundamental para o sustento de sua família. "Esse apoio nos bairros é excelente para quem não tem condições financeiras de realizar esses serviços. Eu gostei muito", afirmou.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, coronel Grasi Paes, ressaltou a importância da ação para quem enfrenta dificuldades de acesso aos serviços básicos. "Esses mutirões foram idealizados com muito carinho para quem não pode arcar com custos como a plastificação de documentos ou a emissão de certidões", afirmou.
O padre Elilzo Marques de Oliveira, da Paróquia São Sebastião, também comemorou a parceria entre o Estado e a comunidade, destacando a união de esforços para beneficiar crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Cristiane Pereira de Souza, enfermeira com seis anos de experiência, aproveitou o atendimento do Sine para buscar uma nova oportunidade de emprego. Ela comentou a importância do evento, especialmente para quem está em busca de novas chances no mercado de trabalho.
O Governo do Estado, por meio da Setasc, continuará promovendo mutirões ao longo do ano, reafirmando seu compromisso com a cidadania e a melhoria da qualidade de vida das comunidades mais vulneráveis.