Cinco pessoas morreram na madrugada desta quarta-feira (16) em um grave acidente na BR-153, em Porangatu (GO), envolvendo um caminhão, um micro-ônibus e um ônibus. As vítimas incluem três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), um motorista da carreta e o condutor do micro-ônibus atingido. O grupo viajava em comboio para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no km 2 da rodovia quando a carreta teria invadido a contramão e colidido de frente com o primeiro dos quatro ônibus que levavam os estudantes. O veículo transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. Apenas a perícia poderá confirmar oficialmente as causas da batida.
O segundo ônibus do comboio também foi atingido, mas nenhum passageiro ficou ferido. Um passageiro da carreta sofreu ferimentos graves e foi encaminhado para atendimento hospitalar.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Técnico-Científica e da concessionária Ecovias Araguaia prestaram socorro no local. Os feridos foram levados para os hospitais municipais Henrique Santillo (Porangatu) e de Alvorada (TO). O trecho da BR-153 ficou totalmente interditado entre 4h30 e 9h.
O governador de Goiás divulgou nota expressando pesar pelas mortes, destacando a perda precoce de jovens e profissionais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lamentou a tragédia em nota oficial, solidarizando-se com familiares, amigos e a comunidade acadêmica da UFPA.
O Congresso da UNE, que ocorre na Universidade Federal de Goiás, estava previsto para iniciar nesta quarta-feira, data do acidente.