Mais de 90 medalhas foram entregues oficialmente aos estudantes da Escola Estadual José de Mesquita, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (19.8), pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto. A cerimônia celebrou os resultados das competições Olímpiadas Mandacaru de Matemática 2025, Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2025 e Olímpiada Brasileira de Matemática Financeira.
O estudante Heitor Teixeira, de 11 anos e do 6º ano, destacou sua gratidão à escola pública e ao secretário. “Estou orgulhoso porque consegui duas medalhas de ouro. Acredito muito na minha escola e é nela que estou aprendendo a ser uma pessoa melhor. Lá é tudo de bom. Temos apoio, materiais didáticos e professores excelentes”, afirmou.
Na Olímpiada Mandacaru de Matemática, realizada em julho, a escola conquistou 76 medalhas, incluindo seis ouros, 28 pratas, 30 bronzes e 12 menções honrosas. A prova foi aplicada online para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras divulgou seus resultados em 5 de agosto, com o objetivo de aproximar estudantes de diferentes países, incentivando o estudo da matemática e a aplicação de outros idiomas na resolução de problemas.
O professor de matemática Maylson Madigue Guimarães ressaltou a importância das medalhas como oportunidades para os alunos. “Essas conquistas mostram que os estudantes da rede pública também podem vencer desafios e evidenciam o crescimento da educação em Mato Grosso. Eu, como filho de escola pública e preto, consegui chegar onde almejava e é isso que desejo para meus alunos”, declarou.
O secretário Alan Porto enfatizou o orgulho pelos estudantes, que conquistaram dez medalhas em competições internacionais, e destacou o papel fundamental do apoio dos professores. “Como o Heitor disse, é puro orgulho. Fiz questão de entregar pessoalmente essas medalhas para que vocês entendam a importância do esforço e da dedicação aos estudos. Até 2026, estaremos entre as cinco melhores educações públicas do país, porque vocês estão recebendo a educação que merecem”, concluiu.