O Aeroporto de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso, contabilizou 26.790 passageiros entre embarques e desembarques nos seis primeiros meses deste ano, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O volume representa um crescimento de 25,83% em relação ao mesmo período do ano passado.
O mês com maior movimento foi maio, quando 5.338 passageiros passaram pelo terminal. Em seguida vêm abril, com 5.010 usuários; junho, com 4.890; março, com 4.715; janeiro, com 3.480; e fevereiro, com 3.407. Os dados referentes ao mês de julho ainda não foram divulgados pela agência.
Além do aumento no fluxo de passageiros, houve também elevação na quantidade de voos. O aeroporto registrou 287 pousos e decolagens no semestre, número 12,99% superior ao do ano anterior. A contagem inclui voos regulares da companhia Azul, além de operações esporádicas de táxi aéreo e demais categorias.
Apesar da expansão, desde 1º de julho o terminal passou a operar apenas com voos regulares na rota entre Alta Floresta e Campinas (SP), após a suspensão da linha que ligava o município a Cuiabá.
Em outras regiões do estado, o Aeroporto de Sinop movimentou mais de 200 mil passageiros no mesmo período. Já em Sorriso, o número de voos cresceu mais de 17%, evidenciando a tendência de aumento da demanda por transporte aéreo no interior mato-grossense.