Foto: REPRODUÇÃO
Quarta, 13 de julho de 2022 - 16:04:28
Anestesista utilizou remédios que não costumam ser usados em partos
ABUSO

O médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra, preso em flagrante após estuprar uma paciente durante o parto, utilizou dois medicamentos que são raramente usados para anestesiar gestantes em cirurgias cesarianas.

De acordo com o relato de testemunhas à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Giovanni Bezerra administrou o Propofol e a Ketamina, ambos sedativos, nos três procedimentos que realizou no domingo (10/7).

Os efeitos dos medicamentos chamaram a atenção dos profissionais de saúde onde o anestesista trabalhava, pois as parturientes ficavam praticamente desacordadas durante o parto.

“São duas medicações extremamente raras de uso na cesariana. Habitualmente, a sedação que você precisa fazer é um tranquilizante leve após o nascimento do bebê, caso a mãe tenha alguma crise de ansiedade. Esses medicamentos só se usa no caso de falha de bloqueio (pela anestesia que paralisa da cintura para baixo). Eles podem ser usados, mas como exceção. E é bastante incomum”, afirmou o médico Renato Sá, vice-presidente da Associação de Ginecologista e Obstetrícia do Estado do Rio, em entrevista ao jornal O Globo.

O Propofol é um anestésico intravenoso, utilizado para deixar o paciente inconsciente ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos. De acordo com a bula, o Propofol é um agente de curta ação, e começa a agir cerca de 30 segundos após a aplicação. A superdosagem desse medicamento pode acarretar diminuição da frequência cardiorrespiratória.

A Ketamina tem indicação semelhante. Segundo a bula do medicamento, o efeito anestésico é de curta duração, de 5 a 10 minutos. Quanto maior for à dose administrada, maior será o tempo de recuperação completa do paciente. 

Texto/Fonte: METRÓPOLES