Foto: CBMMT
Friday, 22 de August de 2025 - 15:16:17
Animal resgatado ferido recebe tratamento e retorna à natureza
BOMBEIROS E SEMA REINTRODUZEM MACACO-PREGO NO PANTANAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reforçam ações de proteção à fauna silvestre durante o período de estiagem, quando o risco de incêndios aumenta. Por meio da Operação Arca de Noé, as equipes monitoram áreas de vulnerabilidade e realizam resgates de animais em situação de risco.

Nesta quinta-feira (21), um macaco-prego foi reintroduzido em seu habitat natural após ser resgatado ferido na Estrada Parque Transpantaneira, que liga Poconé a Porto Jofre, no Pantanal. O animal havia sido atropelado no último sábado (16) e foi conduzido à clínica veterinária da Sema para receber cuidados intensivos. Após evolução positiva no tratamento, o macaco foi considerado apto para a soltura.

"Recebemos um animal com ferimento por atropelamento. Fizemos a contenção para manejo correto e o encaminhamos à clínica veterinária, sob os cuidados da Sema. Hoje conseguimos fechar esse ciclo devolvendo esse macaco à natureza”, explicou o 3º sargento BM Alexsandre dos Santos Silva.

A Operação Arca de Noé continua monitorando regiões do Pantanal próximas a propriedades rurais, chácaras e pousadas, garantindo a proteção da fauna local. Durante as ações recentes, uma onça-pintada foi avistada, sem necessidade de resgate, e um tatu recebeu assistência com água devido ao calor intenso.

O governo de Mato Grosso investe R$ 125 milhões em medidas de proteção ambiental, combate ao desmatamento ilegal e prevenção de incêndios florestais. Desse total, R$ 78 milhões são destinados diretamente às ações do Corpo de Bombeiros, que incluem contratação de brigadistas, ampliação da estrutura, uso de maquinário pesado e estabelecimento de parcerias estratégicas para a conservação da fauna silvestre.

Texto/Fonte: Secom MT