O programa Nota MT, do governo de Mato Grosso, lançou a ferramenta Menor Preço, que permite aos consumidores pesquisar os melhores valores de produtos e serviços próximos a eles, ajudando no planejamento financeiro doméstico. Segundo o secretário-adjunto de Projetos Estratégicos da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Vinicius Simioni, o recurso utiliza histórico de compras e GPS para indicar os locais com preços mais baixos, facilitando decisões como onde abastecer o carro, por exemplo.
O aplicativo Nota MT pode ser baixado em smartphones ou acessado pelo site notamt.gov.br, onde, após cadastro, o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, incluindo a pesquisa de preços. A ferramenta também impulsiona o cadastro no programa ao estimular o registro dos cupons fiscais.
Simioni destaca que os dados das empresas que emitem documentos fiscais regularmente são exibidos na ferramenta, garantindo transparência e segurança para o consumidor escolher entre os melhores preços e ofertas disponíveis.
A iniciativa visa incentivar a cidadania fiscal e promover economia real para os moradores de Mato Grosso, ao facilitar o acesso a informações úteis para o controle do orçamento familiar.