Foto: Reprodução/ RBS TV
Terça, 24 de junho de 2025 - 07:55:46
Aposentado precisa atravessar água gelada para chegar em casa em Porto Alegre
FRIO E ALAGAMENTO DIFICULTAM VIDA DE MORADORES NO RS

Com a cheia do Guaíba e a chegada da primeira onda de frio do inverno, a rotina de moradores da região das ilhas de Porto Alegre ficou ainda mais difícil. O aposentado Pedro de Oliveira, que complementa a renda familiar trabalhando na construção civil, teve de atravessar trechos alagados com água gelada até a cintura para voltar para casa nesta segunda-feira (23).

No momento, a temperatura registrada era de 10 °C, mas a sensação térmica chegava a 1 °C, segundo a reportagem da RBS TV. “Não é fácil a vida. Fazer o quê, né? Tem que encarar”, disse Pedro, com os pés molhados e exposto ao vento cortante.

Com as fortes chuvas da semana passada, o nível do Guaíba voltou a subir e atingiu 2,56 metros na Ilha da Pintada — bem acima da cota de inundação, que é de 2,2 metros. Pedro afirma que gostaria de deixar o local, mas ainda não conseguiu se mudar por meio do programa Compra Assistida, que oferece moradias a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A situação se agrava com a massa de ar polar que derrubou as temperaturas em Porto Alegre. A Defesa Civil da capital projeta sensação térmica ainda mais baixa nos próximos dias, com ventos que podem passar dos 80 km/h.

Previsão para os próximos dias em Porto Alegre:

  • Terça-feira (24): mínima de 4 °C, máxima de 11 °C, tempo firme;

  • Quarta-feira (25): mínima de 4 °C, máxima de 14 °C, com sol;

  • Quinta-feira (26): mínima de 10 °C, máxima de 14 °C, com possibilidade de chuva fraca.

Enquanto o frio aperta, a água continua avançando em áreas próximas ao rio Jacuí, na Região Metropolitana, agravando os desafios para quem ainda não conseguiu reconstruir a vida após as tragédias climáticas.

Texto/Fonte: G1