Foto: Genial/Quaest
Wednesday, 08 de October de 2025 - 12:50:45
Aprovação e desaprovação ao governo Lula voltam a empatar após nove meses, aponta pesquisa
PESQUISA QUAEST

A nova pesquisa Quaest/Genial Investimentos, divulgada nesta terça-feira (8), mostra que a aprovação e a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão novamente empatadas, algo que não ocorria desde janeiro. O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 2 e 5 de outubro e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Segundo os dados, 48% aprovam a gestão Lula, contra 49% que desaprovam. No mês anterior, a aprovação era de 46% e a desaprovação de 51%. É o menor distanciamento entre os dois índices desde dezembro de 2024, quando a aprovação superava a desaprovação (52% a 47%).

Entre fevereiro e setembro, o presidente enfrentou maior rejeição, com pico em maio, quando a diferença chegou a 17 pontos (57% de desaprovação e 40% de aprovação).

???? Destaques do levantamento:

  • Mulheres voltaram a aprovar mais o governo (52% a 45%);

  • Católicos também demonstram maioria de aprovação (54% a 44%);

  • Entre os mais ricos, há empate técnico (52% desaprovam e 45% aprovam);

  • Na faixa de 35 a 59 anos, a tendência se inverteu: 51% agora aprovam e 46% desaprovam;

  • Entre beneficiários do Bolsa Família, a aprovação subiu para 67%, o melhor índice do ano.

???? A pesquisa também avaliou a percepção sobre a economia e a atuação internacional do presidente. Metade dos entrevistados (49%) acredita que Lula saiu fortalecido do encontro com Donald Trump na ONU, enquanto 27% afirmam que ele saiu enfraquecido.

Além disso, 79% dos brasileiros apoiam a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.

Na avaliação geral do governo, 33% classificam a gestão como positiva, 37% como negativa e 27% como regular — variações dentro da margem de erro, mas com leve melhora na percepção positiva.

Texto/Fonte: G1