Foto: Só Notícias
Thursday, 21 de August de 2025 - 16:54:02
Área no alagado da UHE Sinop será regulada para pesca, ciência e lazer, impulsionando economia regional
SINOP GANHA SÍTIO PESQUEIRO PARA PESCA ESPORTIVA E TURISMO SUSTENTÁVEL

O governador Mauro Mendes sancionou projeto de lei do deputado Dilmar Dal Bosco que cria o Sítio Pesqueiro no alagado da hidrelétrica no rio Teles Pires, em Sinop. A região passa a ser considerada área natural com regulamentação própria, permitindo a prática de pesca esportiva, científica, de subsistência e piscicultura em escala controlada, sempre respeitando normas ambientais. A iniciativa visa fortalecer o turismo, o comércio local e a economia regional de forma sustentável.

A lei define que o espaço não será tratado como unidade de conservação restritiva, mas como área regulada, integrando as comunidades e permitindo equilíbrio entre turismo, pesquisa científica e preservação ambiental. O alagado abriga espécies como tucunaré, matrinxã, pacu, tambaqui e pirarucu, tornando-se um cenário promissor para a pesca esportiva e atraindo tanto pescadores profissionais quanto turistas.

“O Sítio Pesqueiro de Sinop une preservação ambiental e desenvolvimento econômico. Queremos incentivar a prática do pesque e solte, garantindo sustentabilidade e fortalecendo o turismo regional”, afirmou Dilmar Dal Bosco.

O prefeito Roberto Dorner ressaltou que a medida fortalece o turismo local, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio, e agradeceu ao deputado e ao governador pelo apoio ao projeto. A prefeitura participou da elaboração da lei, reunindo especialistas em ictiofauna, pescadores esportivos, guias, polícia ambiental, SEMA e associações ligadas à pesca e ao turismo, garantindo base técnica para a proposta.

Segundo a turismóloga Leidiane Viegas, diretora do setor de Turismo, a iniciativa cria oportunidades de pesca esportiva, turismo ecológico e científico, promovendo preservação ambiental e geração de renda. “É o turismo sendo pensado de forma integrada e equilibrada”, afirmou.

Além de Sinop, os primeiros Sítios Pesqueiros Estaduais contemplam áreas em Paranaíta, no Rio Teles Pires, e em Nortelândia, lago da PCH Santana. Segundo Dilmar Dal Bosco, os polos movimentarão pousadas, restaurantes e o comércio local, oferecendo oportunidades econômicas e fortalecendo a piscicultura familiar e o manejo sustentável como ferramentas estratégicas de inclusão e preservação ambiental.

Texto/Fonte: Só Notícias