Quatro dias depois da confusão generalizada na luta de boxe "Fight Night", em São Paulo, o lutador baiano Popó divulgou uma carta aberta para o filho, Rafael Freitas, nas redes sociais. Na mensagem, ele pediu que o filho se mantenha firme diante das críticas e explicou que o repreendeu por agredir o adversário, Wanderlei Silva, durante a briga.
“Filho, seja forte nas adversidades. Você está sendo ameaçado de todos os lados, mas quem conhece seu coração sabe que não merece isso. Você não está sozinho”, escreveu Popó.
A confusão começou após o juiz encerrar a luta, desclassificando Wanderlei por excesso de punições. Imagens mostram Rafael atingindo Wanderlei, que ficou desacordado após os golpes. Popó detalhou que o filho de Wanderlei iniciou a agressão contra sua equipe, mas mesmo assim, ele repreendeu Rafael:
“Rafael, você não precisava me defender. Esse é o meu papel. Nós conversamos e te repreendi, mas sei o filho maravilhoso que eu tenho e as bases em que você foi criado.”
Popó precisou passar por cirurgia no polegar devido a fratura diafisária do primeiro metacarpo. Exames de cabeça não identificaram fraturas cranianas, embora tenha sido constatado um sangramento interno já controlado. Seu quadro de saúde é estável.
Wanderlei Silva quebrou o nariz em quatro lugares e levou sete pontos em um dos olhos. Ele relatou dor intensa e dificuldade para dormir após o episódio.
A confusão marcou a luta e gerou repercussão imediata, com atletas e equipes feridos e críticas sobre a segurança e disciplina no evento.