Foto: Reprodução
Terça, 10 de maio de 2022 - 10:41:09
Ato cívico celebra os 10 anos da Guarda Municipal de Sorriso
HOMENAGEM

Reconhecimento e gratidão. Em frente à sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), foram celebrados, na manhã desta segunda-feira (18 de abril), os 10 anos da Guarda Municipal de Trânsito (GM), com a presença de representantes das forças de segurança, do Judiciário, do Executivo Municipal, servidores, conselheiros e familiares.

Além do ato cívico, com a execução do hino nacional e hasteamento de bandeiras, a homenagem à GM também incluiu um momento religioso, promovido pelo pastor Fabiano Müller. O dispositivo de honra foi composto pelo prefeito de Sorriso, Ari Lafin; pelo vice, Gerson Bicego; pelo secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura; pelo adjunto da pasta, Emiliano Preima;  pelo diretor do Foro da Comarca de Sorriso, o juiz Érico de Almeida Duarte; pelos delegados da Polícia Judiciária Civil (PJC) José Getúlio Daniel e Márcio Portela; pelo major PM Inácio Moraes, do 12.º Batalhão da Polícia Militar (PM); pelo capitão BM Eraldo das Neves Moura, da 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CBIM); pelo presidente do Conselho de Segurança Pública (Conseg), Gilvano D’Ávila; e pelo presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), Paulo Pereira.

“A arte de fiscalizar o homem do próprio homem não é uma missão simples, exige do profissional habilidade e preparo para cumprir com a missão pública confiada”, destacou, na Ordem do Dia, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

Como começou

Em sua fala, o coordenador da GM, Márcio Pires, relembrou o começo da corporação, destacou a importância de cada secretário, coordenador, enfim de cada pessoa que contribui para o trabalho desenvolvido pelos servidores ao longo destes 10 anos, lembrando que a Guarda nasceu por meio do Concurso Público 001/2011, cuja prova foi aplicada em janeiro de 2012, e resultou na seleção de 20 agentes de trânsito.

Os aprovados tomaram posse no dia 18 de abril de 2012, ainda integrando o Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT), ligado à Secretaria de Governo (Semgov), visto que a Semsep só viria a ser criada cinco anos mais tarde, em 2017.

Formação

Em 2013, os ainda agentes, participaram de curso de formação com 400 horas/aula, promovido por meio de parceria com o Detran e realizado no auditório da Polícia Militar de 7 de outubro a 28 de novembro. Em 2020, por meio da Lei Complementar 314, de julho de 2020, foi alterada a denominação de “Agentes Municipais de Trânsito” para “Guarda Municipal de Trânsito”. Com isso, além da mudança do nome, o foco de atuação dos profissionais também se alterou, e os guardas também passaram a agir em outras ações de fiscalização e cumprimento das leis municipais.

Dos iniciais 20 servidores nesta função, dois não integram mais a corporação: um pediu exoneração do cargo e outro, o GM Vilmar de Freitas Machado, faleceu em março de 2021, vítima de Covid-19.  Em homenagem ao GM, assim como ao empresário Ciro Pimentel, que faleceu neste sábado (16 de abril), foi guardado um minuto de silêncio durante a cerimônia.  “Logo no começo do trabalho da GM, o senhor Ciro nos ajudou com um curso que foi de extrema importância para todos nós”, ressaltou Pires, também acrescentando que o GM Machado, que faleceu por complicações da Covid, trabalhou intensamente durante o período de pandemia.

Trabalho destacado

“É um trabalho louvável, feito com ética e para o cumprimento do que é correto”, destaca o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, complementando que há dificuldades inerentes à função, mas que os avanços seguem sendo feitos gradativamente.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, também aproveitou o momento para destacar os avanços vivenciados pela GM ao logo dos primeiros 10 anos da corporação. “A Guarda Municipal tem o respeito de muitas instituições e desempenha um papel louvável em nossa sociedade, com ações que extrapolam os cuidados com o trânsito e trazem resultados positivos a toda a sociedade”, enalteceu o gestor, citando situações em que o trabalho dos GMs resultou na identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto, por exemplo, assim como o trabalho educativo que é promovido pelos guardas em escolas e também em empresas do Município.

Como funciona

Um dos braços da Semsep, a GM funciona nas 24 horas do dia, e é acionada via 153. Além do atendimento a acidentes de trânsito, realização de blitze, e apoio ao trabalho desenvolvido pela Polícia Militar (PM) e pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), os servidores que atuam na GM também atuam na realização de vistorias em veículos utilizados no transporte de passageiros, emissão de guias de estacionamento especial, palestras educativas e outras ações de sensibilização para a promoção de um trânsito cada vez mais seguro em Sorriso.

Texto/Fonte: DECOM