Foto: Reprodução
Quarta, 27 de julho de 2022 - 12:34:21
Avenida Curitiba passa a contar com iluminação central em LED
AV. CURITIBA ILUMINADA

Recuperadinha: asfalto novo, canteiros revitalizados, iluminação em LED. A Avenida Curitiba foi totalmente repaginada. Por meio do trabalho integrado equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a Prefeitura de Sorriso revitalizou um dos principais cartões-postais da cidade.

O trabalho foi oficialmente entregue à população na noite desta segunda-feira (25 de julho), na Praça da Juventude, durante evento que contou com a presença do prefeito de Sorriso, Ari Lafin; da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, demais secretários municipais, vereadores, e outros servidores públicos e populares.

Ao todo, foram recuperados, com Microrrevestimento Asfáltico a Frio (MRAF), mais de 25 mil m² de pavimentação, no trecho compreendido entre o Jardim Amazônia e a região dos bairros Centro Sul e Bom Jesus. Além de uma nova camada de asfalto, os meios-fios da Curitiba foram cuidadosamente recuperados. Depois de tudo novinho, quem assumiu o trabalho foi a turma da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), que imprimiu nova sinalização viária no asfalto e reforçou a instalação de placas orientativas.

LED na Curitiba

Quem olha pro alto também percebe uma Curitiba bem mais resplandecente. O canteiro central da avenida, no trecho compreendido entre a Avenida Mário Raiter, no Bairro Bom Jesus, e a Rua Tucunaré, no Jardim Amazônia, recebeu 252 postes de 7 metros, que sustentam 504 luminárias de LED com potência de 100 watts e cabeamento subterrâneo.

Curitiba até o Mário Raiter

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacou a função essencial da Curitiba na interligação da região central do Município com o Residencial Mário Raiter, por meio de seu prolongamento e da construção de um viaduto. “É uma avenida extremamente importante, uma de nossas vias pioneiras, que passou pelo processo de revitalização, assim como a Praça da Juventude, que hoje conta com toda a estrutura esportiva renovada, e, na próxima semana, vamos entregar o Centro Histórico-Cultural, a nossa Casa do Artesão e do Pioneiro, o que vai favorecer ainda mais a vinda das famílias a este ponto”, destacou o gestor, reforçando ainda que a assinatura de convênios de fomento à cultura deve potencializar as ações de lazer e entretenimento em todo o Município.

Economia com mão-de-obra própria

Ao todo, o investimento em materiais foi superior a R$ 1 milhão. Vale lembrar que a mão-de-obra para todos os serviços, desde o elétrico, de recuperação asfáltica e de pintura foi própria, o que resultou em economia aos cofres públicos, como apontado pelo vereador Celso Kozak, uma das autoridades presentes à entrega oficial da benfeitoria. “É uma avenida importante para o Município, e a nova iluminação certamente trará mais segurança a toda a região”, também destacou o edil.

LED por toda a cidade

“Ouvimos coisas boas de viajantes, que elogiam Sorriso e, espero que toda nossa cidade seja iluminada com LED”, solicitou outro vereador presente ao evento, Zé da Pantanal. O desejo do parlamentar já está no planejamento do Município e quem deu um exemplo do trabalho que vem sendo feito foi a internauta Elisângela Nunes, que, virtualmente, durante a transmissão, informou que a rua da sua casa, a Santa Bárbara, no Jardim Primavera, também é iluminada com LED.

Por meio do “Sorriso Iluminado”, assim como a Curitiba,  e a Santa Bárbara, outros pontos também estão tendo a iluminação completamente revigorada. De 2020 até agora, a Prefeitura já efetuou a troca de mais de 7 mil lâmpadas antigas por novas luminárias de LED, o que corresponde a quase 40% do parque de iluminação pública, que hoje beira as 18,5 mil unidades.  

O trabalho começou na Avenida São Francisco, no Bairro São Domingos, e vem gradativamente se espalhando por vários pontos de Sorriso, incluindo aí os distritos. Mais que trocar lâmpadas antigas pela nova tecnologia em LED, a Prefeitura também segue ampliando e reforçando pontos de iluminação pública.

Reforço da iluminação pública

Já passou pela Avenida Brasil, ali no trecho próximo ao Hospital 13 de Maio? E na Tancredo Neves, na região próxima à Unic? Pois é, nestes dois pontos, do centro em direção à Zona Oeste do Município, estão sendo implantados superpostes no canteiro central das vias. Cada uma destas avenidas passa a contar com 45 superpostes de 12 metros, com três luminárias de LED cada um.

A tecnologia LED, que garante mais luminosidade, mais conforto visual, mais economia e muito, muito mais segurança, também vai ser realidade na Imigrantes. A via, que já conta com iluminação em superpostes em seu trecho central, vai continuar a contar com essa infraestrutura nos trechos entre a região do Parque Ecológico Claudino Francio e a Avenida Brasil, e da Avenida Natalino João Brescansin até a Avenida Claudino Francio, na região do Jardim Aurora.

Texto/Fonte: Assessoria Prefeitura