Foto: Assessoria | Emanuella Mariani.
Sexta, 08 de setembro de 2023 - 08:57:04
Aviação de combate a incêndios: já ouviu falar?
BOMBEIROS DO AR
O GAVBM é o Grupamento de Aviação Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso.

O Grupamento de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM) é a unidade especializada do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso responsável por operações aéreas de combate a incêndios florestais, resgate e salvamento, entre outras missões relacionadas à segurança pública e proteção ambiental. Suas aeronaves e equipe desempenham um papel crucial na resposta a emergências na região.

Em 2010, GAVBM foi criado pela Lei Complementar 404 de 30 junho de 2010 para fazer parte de um sistema de prevenção, controle, combate e fiscalização de incêndios florestais, que passava a ser implantado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. Sua ativação ocorreu por meio da Portaria 001/GAB CMDO/2011 de 26 de julho de 2011, juntamente com a ativação do Batalhão de Emergências Ambientais - BEA, para operacionalizar esse sistema,  motivado pela captação dos recursos estruturantes oriundos do Fundo Amazônia, sob gestão do BNDES, acessados por meio do projeto "Bombeiros Florestais". 

Nos primeiros anos, o efetivo do GAVBM foi preparado para o recebimento e emprego dos equipamentos recebidos para o projeto, especialmente no que se refere à execução das capacitações para atuar na operação de combate aéreo a incêndio com aviões Air Tractor modelo AT802F. O uso desse tipo aeronaves em missões de combate aéreo a incêndios florestais ocorre por diversos países do mundo, sendo um pouco mais recente no Brasil, onde apenas dois Corpos de Bombeiros detém a tecnologia. Duas aeronaves de combate, um Auto Tanque Combustível, e equipamentos de abastecimento de agente extintor foram entregues no ano de 2014, quando então o GAVBM tornou-se operacional.

O Grupo de Aviação tem a responsabilidade de fazer a gestão dos recursos aéreos a serem empregados no combate aos incêndios florestais. Esta subunidade do BEA faz a coordenação direta da operação das duas aeronaves de combate do Corpo de Bombeiros.

O engajamento do Grupo de Aviação se dá principalmente quando os recursos de resposta nível 1 foram insuficientes para proporcionar combate efetivo à determinada frente de incêndio, portanto configura-se como instrumento de resposta nível 2 e trabalha em apoio às equipes terrestres. De maneira geral, para entrar em ação, considera-se fatores como: acesso dos recursos terrestres, logística de abastecimento, tempo-resposta, pistas de pouso e sua distância e a segurança das operações. Além das ações de resposta o Grupo de Aviação também empenha os recursos aéreos disponíveis em missões de reconhecimento e monitoramento de incêndios florestais, coordenação aérea, bem como para fiscalização de crimes ambientais.

GAVBM tem sua base principal localizada em Sorriso que é um município na região médio-norte do Mato Grosso, a capital do agronegócio do Brasil. É nessa base que as aeronaves e a equipe do GAVBM estão estacionadas.

No entanto, o grupo  pode atuar em diversas áreas do estado, dependendo das necessidades e das ocorrências emergenciais. Para obter informações mais detalhadas sobre a localização exata da base e das operações do GAVBM, é aconselhável entrar em contato diretamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

 

Texto/Fonte: Da redação, Emanuella Mariani.