Foto: G1 MT
Sábado, 06 de abril de 2024 - 08:43:36
Bebê que Nasceu com o ‘Pé Duplicado’ Passa por Cirurgia Inédita no Brasil: ‘Muito Raro’, Diz Médico
Bebê que Nasceu com o ‘Pé Duplicado’
Passa por Cirurgia Inédita no Brasil: ‘Muito Raro’, Diz Médico

Especialistas indicam que Vitória Costa, que também tem a condição do pé torto, é possivelmente a única pessoa no mundo com essa eventualidade, já que apenas 118 casos de pé em espelho são conhecidos na área ortopédica global, mas nenhum deles tem associação com o pé torto.

Em uma intervenção cirúrgica que marcou um marco na medicina brasileira, a pequena Vitória Costa de Jesus, com apenas 1 ano de idade, passou por um procedimento delicado de três horas para amputar parte do pé e retirar três dedos da estrutura afetada pelo raro fenômeno do ‘pé duplicado’. Conduzindo essa operação pioneira, o cirurgião Miguel Aprelino Alito declarou que esta é a primeira vez que tal cirurgia é realizada em território brasileiro. O procedimento foi executado na última quarta-feira (4), no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá.

De acordo com o cirurgião, existe a possibilidade de Vitória ser a única pessoa no mundo com essa condição singular. Isso se fundamenta no fato de que a área científica da ortopedia tem conhecimento apenas de 118 casos de pé em espelho em todo o globo, sendo que nenhum deles apresenta associação com o pé torto congênito, característica que a bebê possui.

A imagem do antes e depois do pé da bebê, disponibilizada pela equipe médica, ilustra o processo delicado e crucial pelo qual Vitória passou. Este acontecimento inédito no cenário médico brasileiro não só destaca a importância do avanço da medicina, mas também ressalta a necessidade de cuidados e tratamentos personalizados diante de condições tão singulares como a enfrentada por Vitória Costa de Jesus.

Texto/Fonte: Fonte:Helen Oliveira/MTUOL com informações do G1 MT