Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Quarta, 18 de agosto de 2021 - 16:11:10
Bolsonaro diz que não vai impedir obra da ferrovia estadual
"RESPONSABILIDADE DE MT"
Presidente Jair Bolsonaro diz que é direito do governador de Mato Grosso fazer investimento em modal

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que não tem interesse em colocar qualquer obstáculo à construção da ferrovia estadual lançada pelo governador Mauro Mendes (DEM) no mês passado. Ele salientou, porém, que a responsabilidade pela obra – que interliga com a malha ferroviária federal – recai exclusivamente sobre o governo local.

A afirmação foi feita durante entrevista à Radio Capital FM, nesta terça-feira (17), quando questionado sobre o que pensava da iniciativa do democrata.

“Se o governador quiser fazer, é um direito dele aplicar nessa área com a iniciativa privada”, afirmou.

Bolsonaro disse que o Ministério da Infraestrutura possui um planejamento próprio para a concessão de ferrovias no Brasil, com uma programação já definida, sem ter reclamações por parte dos investidores.

“Do nosso lado, nós temos um planejamento, uma programação, que quem investe nessa área está feliz conosco. Agora, se alguém quiser atravessar, atravesse”, disse.

“Nós não vamos impedir e nem temos poderes para isso, mas a responsabilidade passa a ser exclusiva do respectivo governador”, completou.

A ferrovia estadual lançada pelo Governo do Estado no mês passado será interligada à Ferronorte em Rondonópolis, estendendo a malha ferroviária do município até Lucas do Rio Verde e Cuiabá.

Uma Medida Provisória do Governo Federal poderia travar o projeto, o que gerou uma reunião de emergência de Mendes, acompanhado do senador Jayme Campos (DEM), com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Este, por sua vez, teria assegurado que não haverá impedimento legal para a ferrovia estadual caso a MP seja editada.

 

 

Texto/Fonte: LISLAINE DOS ANJOS / MIDIA NEWS