Foi lançado oficialmente na noite de quarta-feira (7), em cerimônia no Palácio Alencastro, o projeto Juntos por uma Cuiabá sem Queimadas, uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Prefeitura de Cuiabá. A proposta busca reduzir a ocorrência de incêndios florestais tanto na área urbana quanto rural da capital mato-grossense, com ações voltadas à prevenção, educação, fiscalização e resposta rápida durante o período de seca.
O documento que oficializa a iniciativa foi assinado pelo comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra; pelo prefeito Abílio Brunini; e pelo secretário adjunto de Defesa Civil de Cuiabá, coronel RR Alessandro Borges Ferreira, idealizador do projeto.
Entre as medidas previstas, está a criação de sete bases de resposta rápida, destinadas a conter focos de incêndio nos estágios iniciais. Segundo o comandante Bezerra, além do combate direto ao fogo, o projeto aposta na prevenção e na consciência coletiva como formas de evitar danos ambientais e proteger a saúde da população. Um dos pilares será a atuação em escolas, onde professores vão trabalhar com os alunos conceitos de responsabilidade ambiental, incentivando-os a levar o aprendizado para suas famílias.
“A intenção é combater o hábito perigoso e ilegal de colocar fogo em terrenos baldios. Queremos promover o entendimento de que isso é crime e colocar a população como parte da solução”, explicou o coronel.
O prefeito Abílio destacou que a proposta inclui o uso de tecnologias para monitoramento de queimadas, ampliação de ecopontos para descarte correto de resíduos e capacitação de brigadistas comunitários. “Nossa meta é envolver todos os setores da sociedade, desde crianças até empresas e organizações, e adotar punições mais rigorosas contra quem comete infrações ambientais”, afirmou o gestor.
Já o coronel RR Alessandro Borges Ferreira, da Defesa Civil, ressaltou que a construção do projeto começou ainda durante o período de transição de governo e foi elaborada de forma conjunta por diferentes setores, com foco em planejamento estratégico. “A prevenção é a melhor forma de enfrentamento. Trabalhamos para garantir uma cidade mais segura e saudável para os cuiabanos”, pontuou.
A solenidade de lançamento contou também com a presença de outros oficiais do CBMMT, como os coronéis Marcelo Augusto Reveles Carvalho e Josiel Borges da Silva, além do comandante do 1º CRBM, tenente-coronel João Paulo Nunes de Queiroz, e da comandante do 1º BBM, major Pryscilla Jorge Machado de Souza.