Após o feriado de Corpus Christi, restam apenas seis feriados nacionais no calendário de 2025. Desses, dois ainda podem ser estendidos com a tradicional "emenda" para garantir um descanso prolongado. Os outros quatro caem em fins de semana e, portanto, não devem alterar significativamente a rotina de trabalho da maioria dos brasileiros.
Os dois feriados passíveis de emenda são:
20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra
25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
A depender da política de cada empresa, os trabalhadores podem ter a sexta-feira seguinte (21/11 e 26/12) liberada, o que cria fins de semana prolongados.
Já os outros quatro feriados nacionais ocorrem no sábado ou domingo:
7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (domingo) – Finados
15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
Além dos feriados nacionais, estados e municípios ainda podem decretar feriados locais. É o caso do Dia de São João (24 de junho), celebrado em cidades como Salvador (BA), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB), entre outras.
Ponto facultativo x feriado:
É importante lembrar que pontos facultativos não são obrigatoriamente dias de folga. Eles dependem da decisão de órgãos públicos e empresas privadas. Mesmo assim, muitos adotam a liberação, principalmente em feriados que caem na quinta-feira.
O calendário completo dos feriados nacionais de 2025 está disponível nos sites oficiais do governo e pode variar conforme as datas municipais.