William Brent Hinds, guitarrista e ex-líder da banda de metal alternativo Mastodon, morreu aos 51 anos após um acidente de trânsito em Atlanta, na noite de quarta-feira (20). Ele pilotava sua moto quando, segundo a polícia local, o motorista de uma BMW não teria cedido a passagem em um cruzamento, ocasionando a colisão fatal.
A banda lamentou publicamente a perda do músico, descrevendo-o como uma “força criativa” essencial na trajetória do grupo. “Estamos em estado de tristeza e pesar imensuráveis. Ainda tentamos processar a perda desta pessoa com quem compartilhamos tantos triunfos e a criação de músicas que tocaram o coração de tantas pessoas”, escreveu o Mastodon em suas redes sociais, pedindo também respeito à privacidade da família, amigos e fãs.
Hinds foi um dos fundadores do Mastodon no início dos anos 2000, ao lado de Troy Sanders, Bill Kelliher e Brann Dailor. Em março de 2025, a banda anunciou sua saída, em uma decisão que chamou de mútua, mas o guitarrista declarou, meses depois, que havia sido expulso.
Ao longo de 25 anos de carreira, o Mastodon lançou nove álbuns que alcançaram a Billboard 200, com três deles chegando ao Top 10 — The Hunter (2011), One More ‘Round the Sun (2014) e Emperor of Sand (2017). O grupo também foi indicado seis vezes ao Grammy, conquistando a estatueta em 2018 na categoria Melhor Performance de Metal.
A trajetória da banda também marcou presença no Brasil. Em 2015, o Mastodon se apresentou no Rock in Rio, ocasião em que Hinds destacou o entusiasmo de tocar para o público brasileiro e chegou a prometer: “A gente tocaria mais umas 15 músicas, talvez devamos voltar ao Brasil”.