Foto: Reprodução
Tuesday, 04 de November de 2025 - 16:15:08
Casal baiano ligado ao Comando Vermelho é preso no Ceará em ação conjunta das polícias
OPERAÇÃO FREEDOM

Um casal apontado como liderança do Comando Vermelho na Bahia foi preso nesta terça-feira (4) durante a Operação Freedom, deflagrada simultaneamente nos estados da Bahia e do Ceará. Ao todo, 34 pessoas foram detidas e um suspeito morreu em confronto com a polícia.

Os dois principais alvos, identificados como Luís Lázaro Santana Alves, conhecido como LL, e Marielle Silva Santos, foram encontrados na cidade de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza — a mais de 1,100 km de Salvador. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, LL comandava as ações criminosas nos bairros da Liberdade e do Subúrbio da capital baiana, enquanto Marielle administrava o setor financeiro da facção.

“As lideranças que estavam no Ceará foram alcançadas — tanto o responsável financeiro, a mulher, quanto o homem, que determinava as ações criminosas na Liberdade e no Subúrbio”, afirmou Viana em coletiva.

Durante o cumprimento dos mandados, houve troca de tiros no bairro do Uruguai, em Salvador. Um suspeito foi baleado, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

A operação cumpriu ordens judiciais também em Simões Filho, Aratuípe e Ilhéus, além de diversos bairros de Salvador. A Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias de investigados, e os agentes apreenderam armas, drogas e documentos.

Segundo a Polícia Civil, os alvos da Operação Freedom são investigados por homicídios e tráfico de drogas, além da expansão da facção para outras regiões do estado. As autoridades acreditam que o material apreendido ajudará na elucidação de pelo menos 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.

Texto/Fonte: G1