Foto: PJC
Sexta, 22 de março de 2024 - 17:30:11
Casal Preso por Estelionato em Barra do Garças Vendendo Ferramentas Falsificadas
Casal Preso por Estelionato
Vendendo Ferramentas Falsificadas

Em uma operação realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso, um casal foi preso na quinta-feira (21 de março) em Barra do Garças, a 509 km a leste de Cuiabá, acusado de praticar estelionato. Com eles, foram apreendidas 12 ferramentas, incluindo motosserras e roçadeiras, algumas desmontadas e outras prontas para venda.

Corpo da Reportagem: A prisão ocorreu após uma vítima, enganada pelo casal dois dias antes, relatar à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) que havia sido abordada novamente com ofertas de produtos falsificados. A vítima, de 40 anos, havia comprado uma motosserra e uma roçadeira pelo total de R$ 2,8 mil, apresentados com notas fiscais fraudulentas.

Durante a operação policial, os agentes flagraram a mulher do casal descarregando uma motosserra de um Corolla, onde se encontravam seu marido e três filhos. O nervosismo e a resistência do motorista em cooperar com a polícia levaram à descoberta de mais ferramentas e equipamentos dentro do veículo, preparados para a venda ilegal.

Em depoimento, o suspeito admitiu a tentativa de fuga ao ser abordado, acreditando que não seria capturado. A polícia descobriu que o casal faz parte de uma quadrilha de ciganos especializada em vender produtos de baixa qualidade por preços de mercado, se aproveitando da boa fé das vítimas.

O delegado Nelder Martins, titular da Derf de Barra do Garças, destacou que o casal usava a imagem da família para comover suas vítimas, vendendo os produtos falsificados sob a premissa de necessidade financeira. As investigações revelaram que as notas fiscais utilizadas nas vendas eram falsas, configurando múltiplos crimes, incluindo estelionato e falsificação de documento público.

Joaquim Leitão Júnior, delegado adjunto da Derf, alertou sobre o risco de cair em golpes que parecem muito vantajosos e abaixo do valor de mercado, reforçando a importância da desconfiança como medida preventiva contra o estelionato.

Encerramento: O caso reforça o alerta para a população sobre o cuidado necessário ao adquirir produtos de vendedores ambulantes e a importância de verificar a autenticidade das notas fiscais, contribuindo para a prevenção de fraudes e golpes financeiros.

Texto/Fonte: Fonte: Helen Oliveira/ MTUOL com informações do PJC