O CEO da Amazon, Andy Jassy, comunicou aos funcionários que a companhia pretende empregar menos pessoas no futuro, devido à ampliação do uso da inteligência artificial (IA) em seus processos e serviços. Segundo Jassy, enquanto algumas funções tradicionais perderão espaço, outras demandas surgirão, mas, no geral, a força de trabalho corporativa deverá ser reduzida com os ganhos de eficiência proporcionados pela tecnologia.
A Amazon já desenvolve e opera mais de mil serviços baseados em IA generativa, tecnologia capaz de criar textos, imagens, vídeos e áudios novos. Para acompanhar essa transformação, Jassy incentivou os colaboradores a se aprofundarem no tema, participando de treinamentos e experimentando as ferramentas.
Recentemente, a empresa anunciou investimentos bilionários em centros de dados e infraestrutura para expandir sua capacidade em computação em nuvem e IA, incluindo um novo campus na Carolina do Norte. Além disso, a Amazon aposta em inovações como dublagem automática para seu streaming Prime e lançou uma assistente virtual Alexa aprimorada com IA generativa.