O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), ligado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou no último sábado (14) o 2º Mutirão para Avaliação Odontológica pré-transplante renal, atendendo 25 pacientes previamente regulados pela Central de Regulação. A avaliação é etapa obrigatória para a realização da cirurgia de transplante.
Durante o mutirão, que contou com 36 servidores, os pacientes passaram por exames e tratamentos odontológicos, incluindo restaurações, profilaxia, aplicação de flúor, escovação supervisionada e orientações de higiene bucal. Nove usuários foram considerados aptos para o procedimento, enquanto os demais deverão agendar tratamentos complementares.
A diretora do Ceope, Martha Aquilino Pereira, destacou que pacientes com insuficiência renal crônica apresentam baixa imunidade devido ao tratamento e uso de medicamentos, o que torna os cuidados bucais fundamentais para evitar infecções que podem comprometer o transplante.
A gerente técnica Ilza Rosa de Paula e Silva ressaltou a importância da conscientização sobre saúde bucal, especialmente para pacientes em hemodiálise, cuja infecção oral pode afetar negativamente o sucesso do transplante.
Desde fevereiro, quando ocorreu o primeiro mutirão com 13 atendidos, o programa vem acelerando o processo de preparação dos pacientes para transplantes renais no Estado. Anita Ricarda da Silva, coordenadora da Central Estadual de Transplantes, afirmou que a ação garante maior segurança e eficiência durante todo o processo de transplante, do pré ao pós-operatório.