O auditório da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) esteve lotado na tarde desta quinta-feira (11), durante a cerimônia de pré-embarque de 100 estudantes selecionados para participar do programa de intercâmbio MT no Mundo, do Governo de Mato Grosso. O embarque está previsto para sexta-feira (12), às 7h, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.
Durante os 21 dias de intercâmbio, os estudantes terão aulas intensivas de Língua Inglesa pelo curso General English e participarão de city tours, atividades culturais e visitas turísticas. O programa oferece pacote completo, incluindo passagem aérea, hospedagem, seguro saúde, transporte público, alimentação, chip de celular com internet ilimitada e ajuda de custo semanal de 250 libras.
Na Inglaterra, os alunos serão distribuídos entre instituições de ensino parceiras em cidades como Canterbury, Oxford, Bristol, Brighton, Worthing, Cambridge e Liverpool, ficando hospedados em famílias anfitriãs. A viagem contará com 14 monitores, um psicólogo da rede estadual e 13 professores com proficiência mínima B2 em Inglês e experiência em exames internacionais. Em Londres, eles participarão do curso intensivo Teacher Training Courses, além de atividades culturais e visitas técnicas.
O secretário de Educação, Alan Porto, participou do evento e destacou que o intercâmbio é mais que uma viagem: “É uma experiência de vida que vai gerar muitas transformações na rotina desses jovens estudantes”. Ele também agradeceu às instituições parceiras no Reino Unido e reforçou que o programa é uma política pública que oferece novas oportunidades de aprendizado e formação aos estudantes da rede estadual.
Cada participante recebeu no pré-embarque o kit oficial do programa, que inclui jaqueta térmica, camiseta, mochila, estojo, caderno, canetas, garrafa de água, capa de chuva, guarda-chuva e chip de celular.
A estudante do 3º ano, Lívia Scopel, de 17 anos, da Escola Estadual Militar Tiradentes, em Sinop, destacou a importância do programa, afirmando que, sem ele, não teria a oportunidade de viajar para outro país. Ela celebrou a possibilidade de conhecer pessoas de diferentes cidades e afirmou estar animada para estudar e vivenciar a cultura local. Já Rita Souza, de 16 anos, do 1º ano da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá, disse que espera aproveitar ao máximo a experiência, que só foi possível graças ao esforço nos estudos de Inglês.
O programa MT no Mundo integra a política educacional do Governo de Mato Grosso, dentro do Plano Educação 10 Anos e da Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc. A iniciativa busca valorizar os profissionais da educação e elevar a qualidade da educação pública estadual, com objetivo de colocá-la entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032, por meio de imersão cultural e aprimoramento na proficiência em língua estrangeira.