Foto: Maurício de Souza/Estadão Conteúdo
Quarta, 18 de maio de 2022 - 16:37:49
Ciclone deixa mais de 220 mil sem energia no Rio Grande do Sul
CICLONE

A passagem do ciclone Yakecan pelo sul do país causa prejuízos na região. No Rio Grande do Sul, mais de 220 mil pessoas estão sem energia elétrica nesta quarta-feira (18), segundo informações da Rio Grande Energia (RGE). Fortes ventos e temporais causaram danos à rede elétrica, com galhos e objetos atingindo fios e outros equipamentos.

Em Santa Catarina, a cidade de Siderópolis teve rajada de vento de 105,6 km/h, a mais forte observada pelos órgãos de meteorologia nos últimos dias. O estado também registrou a menor temperatura do ano em todo o país, -2,9ºC, na cidade de Bom Jardim da Serra, na terça-feira (17).

A costa do Rio Grande do Sul teve ventos de mais de 100km/h e chuvas fortes, que devem durar até a quinta-feira (19).

Há possibilidade de neve nas serras do RS e de SC e de outras precipitações invernais no planalto gaúcho, no planalto sul e norte de SC e no sul.

No litoral do Sudeste, a previsão é de ventos fortes e ressaca nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Yakecan

Classificada pela Marinha como tempestade subtropical, a Yakecan avança pelo litoral norte do Rio Grande do Sul e nesta quarta-feira se desloca pelo litoral de Santa Catarina. O sistema ainda pode provocar rajadas de vento em torno de 100 km/h.

Nuvens carregadas de uma frente fria se formaram entre o extremo sul da Bahia e o Espírito Santo A frente fria avança pelo litoral da Bahia nesta quarta-feira e aumenta as condições para chuva no estado.

O ar muito frio da forte massa polar que entrou no Brasil causa acentuada queda da temperatura nos estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.

Texto/Fonte: CNN BRASIL