Às 12h47 desta segunda-feira, todas as regiões da capital paulista passaram a operar em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). A atualização foi motivada por áreas de chuva forte concentradas principalmente na Zona Sul, embora ainda não haja registro de pontos alagados.
O CGE relata condição favorável para pancadas de moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem superar os 50 km/h — cenário que aumenta o risco de alagamentos e queda de árvores em diferentes bairros da cidade.
A instabilidade está associada à combinação de uma área de baixa pressão com a frente fria que atua sobre a Grande São Paulo, mantendo o tempo fechado e a chuva frequente.
Para esta terça-feira (18), a previsão indica início de manhã com céu encoberto, chuviscos e temperatura na casa dos 18°C. Ao longo do dia, o sol deve aparecer entre muitas nuvens, elevando as máximas para cerca de 24°C. A baixa pressão atmosférica continuará favorecendo a formação de novas pancadas de chuva, sobretudo no período da tarde, com risco renovado de vento forte e novos pontos de alagamento.
Na quarta-feira (19), as áreas de instabilidade começam a se afastar. Ainda assim, a madrugada deve ter nebulosidade intensa e garoa. Com a melhora gradual ao longo do dia, o sol volta a aparecer entre nuvens, elevando as temperaturas — mínimas previstas de 16°C e máximas que podem atingir 25°C.