A partir desta sexta-feira (25.7), a Casa das Pretas, em Cuiabá, recebe a exposição Coisa de Preta, que inclui oficinas, rodas de conversa e outras atrações culturais. A iniciativa, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo via edital Viver Cultura-Identidades da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e destaca a presença de 20 mulheres pretas cuiabanas retratadas pela educadora e fotógrafa Míria Ramos, idealizadora do projeto.
Entre as mulheres fotografadas estão Alexssânia, Andreilza, Cristiane, Danielle, Edivana, Elaine, Elen, Fernanda, Flávia, Irene, Jacy, Janielly, Júlia, Kamilla, Karla, Nathally, Paloma, Rapper Azul, Rita e Sandra. O evento busca fortalecer narrativas autorais, ampliando a visibilidade das vivências e desafios enfrentados por essas mulheres em seus territórios de existência e resistência.
A programação conta com a oficina Fios Ancestrais, que ocorrerá de segunda (28.7) a quarta-feira (31.7), às 19h, ensinando técnicas de artes manuais como fotografias bordadas, grafismos ancestrais e manualidades afro-brasileiras. A inscrição pode ser feita através do link disponibilizado.
Além disso, rodas de conversa serão realizadas no sábado (26.7) e na sexta-feira (1.8), às 19h, abordando os desafios e experiências das mulheres negras no cotidiano. As demais atividades da exposição não exigem inscrição prévia.
Confira o serviço e a programação:
Exposição Coisa de Preta
Data: 25 de julho a 2 de agosto
Local: Casa das Pretas
Entrada gratuita
Programação detalhada:
25/07 – Abertura às 19h, com Míria Ramos e Antonieta Costa
26/07 – Roda de conversa às 19h, com Míria Ramos e Julianne Caju
28 a 31/07 – Oficina Fios Ancestrais às 19h, com Alice Pereira, Antonieta Costa e Kaya Agari
01/08 – Roda de conversa às 19h, com Míria Ramos e Julianne Caju
02/08 – Encerramento às 19h, com Míria Ramos, Alice Pereira e participação especial do Grupo Buriti Nagô