Foto: REPRODUÇÃO
Sexta, 25 de novembro de 2022 - 10:18:40
Com show de Richarlison, Brasil vence Sérvia por 2 a 0 na estreia na Copa
COPA DO MUNDO 2022
O atacante fez os dois gols, sendo um deles um golaço de voleio. Neymar deixou o campo com o tornozelo direito inchado. O camisa 10 foi o jogador que mais sofreu faltas na primeira rodada da Copa.

A estreia do Brasil no Catar fez o país matar algumas saudades. Primeiro, da própria Copa do Mundo. Foi um Mundial que demorou mais para começar, que ficou muito distante do anterior. Uma Copa em novembro. A segunda saudade que milhões de brasileiros mataram nesta quinta-feira (24) foi a de se verem unidos numa torcida. Fazia tempo que isso não acontecia. E esses milhões de brasileiros unidos mataram saudades também do prazer de festejar uma vitória bonita e justa da seleção.

Quando o Brasil chega é assim, a Copa do Mundo entra num outro ritmo, balança. O aquecimento do time começou dentro do ônibus, num exercício de pernas e cordas vocais, com a cantoria no ônibus.

A música continuou dentro de campo, com o Hino Nacional. Mas dessa vez os jogadores tiveram no coro a companhia da torcida brasileira que coloriu a maior parte do estádio Lusail de verde e amarelo.

Pelas pernas velozes de Vini Jr. começaram a nascer as jogadas mais perigosas. Uma delas terminou em um escanteio, que o Neymar transformou em um chute direto para o gol. Faltava pouquinho para o Vini chegar em uma bola, para o Thiago Silva em uma outra, um pouquinho mais de força e jeito na batida na chance clara com Raphinha.

A Sérvia, concentradíssima em se defender, conseguiu evitar os gols no primeiro tempo. O ritmo brasileiro aumentou de volume na segunda etapa. Com menos de um minuto, Raphinha roubou a bola do volante da Sérvia, Gudei, e o goleiro Milinkovic tirou de coxa.

Teve o chute que pegou mal de Neymar, para fora, e o chute que pegou bem, na veia, de Alex Sandro, na trave.

E com o ritmo acelerado, começou o baile. Neymar pelo meio, riscando a defesa, até a bola sobrar para Vini, que bateu rasteiro, e Richarlison, que até então estava sumido na partida, apareceu para fazer o primeiro gol do Brasil na Copa.

A Sérvia tentou dar a resposta usando a principal arma do time: a bola aérea. Danilo e marquinhos lutaram para tirar a bola da área. Na conclusão, Lazovic chutou para fora.

Em um lance, Neymar dividiu com o Milenkovic, e Vini Jr escorregou na hora do chute. O camisa 10 da Seleção seguiu no chão. No replay, dá para ver que ele torce o tornozelo no lance.

Em uma nova jogada pela esquerda com Vini Jr., na sequência Richarlison voou para, de voleio, fazer um golaço. O segundo do Brasil, o segundo dele no jogo.

Doze minutos depois do choque com o adversário, Neymar avisou da dor: tornozelo, e deixou o campo.

Naquele momento, o time brasileiro dominava, criando ótimas oportunidades. Casemiro acertou o travessão e o goleiro sérvio ainda fez duas boas defesas nos chutes de Rodrygo e Fred, jogadores que entraram no segundo tempo: 2 a 0 na estreia.

Os últimos minutos foram marcados pelos gritos de olé. Foram 24 chutes do Brasil na partida contra quatro da servia. Duas bolas na trave, dois gols: 2 a 0 na estreia.

Neymar deixou o campo com o tornozelo direito inchado. Sem uma das chuteiras, mancava.

A seleção ainda volta a esse estádio na terceira rodada da fase de grupos, quando enfrenta Camarões. No dia 18 de dezembro, esse palco dourado receberá a final da Copa. Esse, sim, um retorno aguardado por todos.

“Agora é continuar, fizemos o principal, que era ganhar o primeiro jogo, que é muito importante na largada. Agora é pensar no segundo jogo, descansar bem para que, fizemos o primeiro, agora tem mais seis jogos ainda importantes”, disse Richarlison.

“Fico feliz de poder ajudar a equipe e sair daqui com a vitória. A caminhada é longa. São sete finais e já vencemos a primeira”, afirmou Vini Jr.

Depois do jogo, o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, falou sobre a lesão de Neymar.

 

“Ele apresentou um pouco de edema, inchaço no tornozelo. Iniciamos o tratamento imediatamente ainda no banco. Ele seguiu em tratamento, agora na fisioterapia. E nós precisamos aguardar 24, 48 horas para ter uma ideia mais clara sobre a situação do jogador”, disse.

 

“Podem ter certeza de que Neymar vai jogar a Copa. Tenho certeza absoluta disso. Ele vai jogar a Copa”, afirmou Tite.

 

Texto/Fonte: Jornal Nacional.