Foto: G1 MT
Segunda, 25 de março de 2024 - 09:42:23
Começa a Vacinação Contra a Gripe em Cuiabá e Várzea Grande, Mato Grosso
Começa a Vacinação Contra a Gripe
Cuiabá e Várzea Grande, Mato Grosso

A partir desta segunda-feira (25), terá início a vacinação contra a gripe em Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana da capital. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) autorizou os municípios de Mato Grosso a vacinar os grupos prioritários. Confira abaixo quem pode receber a vacina.

A aplicação das doses começará às 9h em todas as unidades de saúde da capital. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal antes do inverno, período em que as infecções respiratórias tendem a aumentar. Essa medida atende à orientação do Ministério da Saúde e possibilita que estados e municípios utilizem as vacinas em estoque e adotem estratégias locais para imunização, de acordo com as necessidades de cada região.

Os grupos prioritários a serem vacinados incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, deficientes, caminhoneiros, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Além disso, está programado o “Dia D” da vacinação contra a gripe para o dia 20 de abril, com o objetivo de intensificar a imunização.

As vacinas Influenza sazonais têm um excelente perfil de segurança e são geralmente bem toleradas. Manifestações como dor no local da injeção são comuns, ocorrendo em 15 a 20% dos pacientes, e geralmente resolvem-se em 48 horas. A vacina é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, o que significa que não é capaz de causar a doença.

Texto/Fonte: Fonte: Yan Rocha/MTUOL com informações do G1MT