O Governo de Mato Grosso já finalizou a construção de 222 pontes de concreto distribuídas por todo o Estado, substituindo antigas pontes de madeira e balsas que dificultavam o tráfego e a logística local. Essas novas estruturas proporcionam maior segurança aos motoristas e facilitam o escoamento da produção agropecuária.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o programa de construção de pontes é o maior investimento em infraestrutura do Estado. Ele destaca que as pontes garantem travessia durante o ano inteiro, eliminando obstáculos para o desenvolvimento regional.
“Construir uma ponte de concreto é eliminar uma barreira para o progresso. Com ela, o produtor e a população têm acesso contínuo e seguro para exercer seu direito de ir e vir”, afirmou.
Entre as maiores pontes entregues estão:
Ponte sobre o Rio Teles Pires, na MT-419, com 692 metros — conecta Carlinda e Novo Mundo, substituindo balsa e criando um novo corredor logístico para o Norte.
Duas pontes sobre o Rio Teles Pires, na MT-325, totalizando 550 metros — ligam Alta Floresta à região do Porto de Areia, na divisa com o Pará.
Ponte sobre o Rio das Mortes, na MT-326, com 483 metros — une Cocalinho e Nova Nazaré, eliminando filas de balsa e facilitando transporte de calcário.
Ponte sobre o Rio Cuiabá, com 392 metros — nova ligação entre Cuiabá e Várzea Grande.
Ponte sobre o Rio Comandante Fontoura, na MT-430, com 361 metros — no Norte Araguaia, substitui antiga ponte de madeira entre Santa Cruz do Xingu e Vila Rica.
Ponte sobre o Rio Arinos, na MT-220, com 305 metros — garante ligação entre Porto dos Gaúchos e BR-163.
Ponte sobre o Rio Arinos, na MT-488, com 244 metros — entre Nova Maringá e Tapurah.
Ponte sobre o Rio Apiacás, na MT-206, com 240 metros — importante para a ligação terrestre de Apiacás.
Ponte sobre o Rio Arinos, na MT-242, com 240 metros — conecta Itanhangá a Brasnorte.
Ponte sobre o Rio Aripuanã, na MT-208, com 240 metros — localizada em Aripuanã e muito aguardada pela população.
Atualmente, a Sinfra-MT tem 79 obras de pontes em andamento. Destaque para a ponte do Rio Juruena, na MT-208, que, com 1.360 metros, será a maior do Estado quando entregue em 2026, e outra sobre o Rio Teles Pires, na MT-561, com 561 metros, iniciada em abril.
Essas obras são fundamentais para a integração e o desenvolvimento econômico de Mato Grosso, garantindo infraestrutura moderna e segura para as regiões beneficiadas.