O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conseguiu apagar dois incêndios florestais nas últimas 24 horas e está atuando para controlar mais duas ocorrências nesta terça-feira (5). Entre os focos controlados está um incêndio em Canabrava do Norte e outro em Chapada dos Guimarães, onde as equipes agiram rapidamente após a detecção via satélite pela Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.
Além disso, continuam as operações de combate ao fogo no Distrito de Guariba, em Colniza, e em uma fazenda localizada em Lucas do Rio Verde. Para o trabalho, as equipes utilizam viaturas, caminhão-pipa e contam com o apoio de brigadistas no local.
De acordo com o Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nas últimas 24 horas, Mato Grosso registrou três focos de calor — dois no Cerrado e um na Amazônia. Os dados foram captados pelo Satélite de Referência Aqua Tarde. Embora um foco isolado de calor não caracterize necessariamente um incêndio florestal, a presença de vários focos em uma área indica um possível incêndio.
O CBMMT reforça que o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais é proibido em Mato Grosso durante períodos específicos. No Pantanal, a proibição vale de 1º de junho a 31 de dezembro. Já nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o uso do fogo está proibido de 1º de julho a 30 de novembro. Em áreas urbanas, a proibição é válida durante todo o ano.
A população é orientada a denunciar qualquer sinal de incêndio florestal pelo telefone 193 ou 190, para que as equipes possam agir com rapidez e evitar maiores danos ambientais.