Foto: Secom-MT
Wednesday, 20 de August de 2025 - 10:05:42
Corpo de Bombeiros extingue nove incêndios florestais e combate 13 nesta segunda-feira (18)
CORPO DE BOMBEIROS ATUA NO COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS EM DIVERSAS REGIÕES DE MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conseguiu extinguir nove incêndios florestais nas últimas 24 horas e controlou outros 10 focos ativos, que não oferecem mais risco imediato de propagação. Nesta terça-feira (19.8), as equipes seguem combatendo 13 incêndios em diferentes municípios do estado, contando com o reforço de máquinas pesadas, caminhões-pipa e o apoio de aeronave.

Os incêndios extintos estavam localizados em Chapada dos Guimarães (dois focos) e em propriedades de Pontal do Araguaia, Santa Terezinha, Cocalinho, Nova Xavantina, Primavera do Leste, Alto Araguaia e Rondonópolis. Já os focos controlados ficam em Peixoto de Azevedo, Chapada dos Guimarães, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cláudia, Paranatinga, Pontes e Lacerda e Guarantã do Norte (duas ocorrências).

Além disso, o monitoramento do CBMMT indica 54 focos de calor ativos em todo o estado, sendo 31 incêndios florestais (nove em terras indígenas) e 23 queimadas irregulares. Os focos em terras indígenas incluem áreas nas Terras Indígenas Maraiwatsede, Parabubure, Nambikwara, Marechal Rondon, Sangradouro/Volta Grande, Parque Indígena do Xingu e Capoto/Jarina. O combate em áreas indígenas é responsabilidade de órgãos federais, e o Corpo de Bombeiros ainda não foi acionado nesses locais.

Para as queimadas irregulares, a Operação Infravermelho, coordenada pela Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), utiliza imagens de satélite e tecnologias de monitoramento para identificar e prevenir incêndios, além de responsabilizar infratores.

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o CBMMT já extinguiu 125 focos ativos em 105 municípios, incluindo áreas da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal. Nas últimas 24 horas, foram registrados 167 focos de calor pelo Programa BDQueimadas do Inpe, sendo 86 na Amazônia e 81 no Cerrado. Vale ressaltar que um foco isolado não caracteriza incêndio, mas múltiplos focos em uma mesma área geralmente indicam ocorrência florestal.

O CBMMT reforça que o uso do fogo em áreas rurais continua proibido: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, e de 1º de julho a 30 de novembro nas regiões da Amazônia e do Cerrado. Nas áreas urbanas, a proibição é anual. Em caso de incêndios, a população deve acionar imediatamente os números 193 ou 190.

Texto/Fonte: Secom MT