Foto: CBMMT
Thursday, 24 de July de 2025 - 18:44:51
Corpo de Bombeiros forma brigadistas e intensifica ações para prevenção e combate a incêndios florestais em Mato Grosso
CBMMT CAPACITA MAIS DE 1,4 MIL BRIGADISTAS PARA COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS EM MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) já capacitou mais de 1.400 brigadistas em todo o estado nos primeiros seis meses de 2025. O treinamento visa aprimorar o conhecimento e a habilidade desses profissionais para atuar de forma eficaz e segura no combate a incêndios florestais, reduzindo os impactos ambientais.

Os participantes da capacitação incluem trabalhadores de propriedades rurais, empresas do setor e servidores públicos municipais, que receberam instruções específicas sobre prevenção, controle e combate a princípios de incêndio, com foco especial nas áreas rurais. Além disso, foram treinados para operar com segurança os equipamentos utilizados nessas situações.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do CBMMT, alinhado ao investimento de R$ 125 milhões do Governo do Estado em ações de preservação ambiental, que contemplam o combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais.

Segundo o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, a prevenção é fundamental para reduzir e mitigar os riscos de incêndios, evitando grandes prejuízos. “Em 2025, mais de 1,4 mil brigadistas foram formados, 24.288 pessoas participaram de palestras e ações educativas, além de campanhas públicas que promovem a conscientização sobre o uso do fogo e a responsabilidade ambiental”, destacou.

Além da formação, o CBMMT intensifica a parceria com órgãos ambientais, prefeituras e outras instituições para ampliar as campanhas educativas e fortalecer a vigilância nas regiões mais vulneráveis, promovendo a sustentabilidade no estado.

Entre as ações preventivas está o projeto Sentinelas do Amanhã, que pretende alcançar 427 mil alunos da rede pública municipal e estadual com educação ambiental. Desde janeiro, equipes do CBMMT atuam em campo com fiscalização contínua, com o apoio da Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Operação Integrada “Abafa”.

Como resultado dessa atuação, já foram aplicadas multas que ultrapassam R$ 24 milhões por uso irregular do fogo, além de apreensões, embargos e responsabilizações administrativas. Em andamento, a Operação Infravermelho monitora remotamente os focos de calor para coibir o uso irregular do fogo no estado.

Vale lembrar que o uso de fogo está proibido no bioma Pantanal entre 1º de junho e 31 de dezembro; na Amazônia e Cerrado, a proibição vai de 1º de julho a 30 de novembro; e o fogo é proibido em áreas urbanas durante todo o ano.

Texto/Fonte: Secom MT