Foto: Secom-MT
Monday, 06 de October de 2025 - 11:14:39
Corpo de Bombeiros mantém combate e monitoramento de focos de incêndio florestal no estado
BOMBEIROS ATUAM EM 18 INCÊNDIOS FLORESTAIS EM DIVERSAS REGIÕES DE MT

Neste domingo (5), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu 18 incêndios florestais em diferentes regiões do estado, além de manter controlados cinco focos e extinguir três ocorrências nas últimas 24 horas. Os incêndios extintos ocorreram em Nova Ubiratã, Cláudia e Itiquira, enquanto os controlados, contidos em perímetros seguros, estão em Nova Ubiratã (dois focos), Itanhangá, Ipiranga do Norte e Feliz Natal.

As equipes continuam atuando ativamente nos municípios de Aripuanã e Feliz Natal, com dois focos ativos em cada cidade, além de ações em Rosário Oeste, Nova Brasilândia, Poxoréu, Planalto da Serra, Cláudia, Barra do Garças, Cocalinho, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres, Pontes e Lacerda, Barra do Bugres, Colniza, Nova Santa Helena e Guarantã do Norte. O combate envolve o trabalho direto no campo, apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, com foco na proteção de vidas, propriedades e do meio ambiente.

O monitoramento do CBMMT contabiliza 43 focos de calor no estado, sendo 23 incêndios florestais e 20 queimadas irregulares. Nas terras indígenas, foram registrados quatro focos em Marechal Rondon (Paranatinga), Parque do Xingu (Gaúcha do Norte) e Sangradouro/Volta Grande (Poxoréu). Nessas áreas, a atuação é de responsabilidade do Governo Federal, e o Corpo de Bombeiros ainda não foi acionado.

A Operação Infravermelho fiscaliza os 20 focos de calor decorrentes de queimadas irregulares, usando imagens de satélite e tecnologias de monitoramento para prevenir incêndios e responsabilizar infratores. Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o CBMMT já atuou na extinção de 233 incêndios em diversos municípios do estado.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 327 focos de calor pelo Programa BDQueimadas do Inpe: 187 no Cerrado, 127 na Amazônia e 13 no Pantanal. O CBMMT alerta que um único foco de calor não caracteriza um incêndio florestal, mas múltiplos focos acumulados podem representar risco real.

O Corpo de Bombeiros reforça a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado, e o ano todo em áreas urbanas. Denúncias de incêndio devem ser feitas imediatamente pelos números 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Texto/Fonte: Secom MT