Foto: Bom Dia Brasil
Tuesday, 19 de August de 2025 - 14:50:36
Criminosos usam emojis e códigos em redes sociais para aliciar menores
PEDOFILIA ONLINE — ALERTA DAS AUTORIDADES

Pedófilos têm recorrido a símbolos aparentemente inofensivos, como emojis e siglas, para se comunicar em redes sociais sem chamar atenção de pais e responsáveis. A prática ganhou repercussão após o influenciador Felca (Felipe Bressanin Pereira) denunciar o uso desses códigos em vídeo que ultrapassou 45 milhões de visualizações em pouco mais de uma semana.

Entre os exemplos citados pela Childhood Brasil, o emoji ???? (milho) é usado em referência a “porn”, e o ???? (macarrão instantâneo, “noodles”) aparece como alusão a “nudes”. Outros ícones comuns, como o “smile babando” e a carinha com “olhos de coração”, também têm sido identificados em conversas entre abusadores e vítimas.

A diretora da entidade, Laís Peretto, reforça que a internet deve ser encarada como um espaço público e alerta para medidas como manter perfis fechados e dialogar com crianças e adolescentes sobre os riscos da exposição. Algumas famílias têm recorrido a aplicativos de controle parental para monitorar acessos.

A Polícia Civil de São Paulo confirma que a vulnerabilidade online favorece crimes desse tipo. No caso mais recente, um homem de 26 anos foi preso com oito perfis falsos em que se passava por agenciador de influenciadores. Ele oferecia seguidores em troca de fotos e vídeos sexuais. Cinco meninas, com idades entre 10 e 17 anos, foram identificadas como vítimas.

A delegada do DHPP Luciana Peixoto reforça que a conduta já está prevista como crime no Estatuto da Criança e do Adolescente e destaca a importância de denunciar.
⚠️ Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100.

Texto/Fonte: G1