Foto: MTUOL
Wednesday, 11 de September de 2024 - 07:49:27
Cuiabá Registra Menor Umidade do Ar do País e Previsão é de Continuidade da Secura
Seca
Cuiabá

Nesta terça-feira (10), Cuiabá alcançou o menor nível de umidade relativa do ar registrado no Brasil, com apenas 9%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice extremamente baixo foi registrado no período da tarde. A previsão é que a situação de seca continue nesta quarta-feira (11), e o Inmet emitiu um alerta amarelo, indicando perigo potencial devido à baixa umidade.

A atual onda de calor intensifica a situação, já que as frentes frias e a chuva volumosa têm dificuldades em avançar para o interior do Brasil, mantendo o clima muito seco na região. O Inmet aponta que o Centro-Oeste enfrenta a pior situação, com todos os estados da faixa central experimentando baixos níveis de umidade.

Desde o início de setembro, Cuiabá tem registrado temperaturas superiores a 42°C por quatro dias consecutivos. O recorde mais recente de temperatura foi alcançado no domingo (8), quando a capital marcou 42,8°C.

A baixa umidade do ar pode impactar a saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade está entre 40% e 70%. Quando a umidade cai abaixo de 30%, podem ocorrer problemas como dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca, olhos secos e vermelhos, ressecamento da pele e cansaço.

Para minimizar os efeitos da baixa umidade, o Inmet recomenda:

  • Beber bastante água, mesmo sem sentir sede.
  • Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h.
  • Evitar banhos quentes para não agravar o ressecamento da pele.
  • Usar umidificadores de ar em casa e no trabalho, ou colocar bacias de água e panos úmidos próximos à cama.
  • Procurar atendimento médico em caso de problemas respiratórios.
  • Informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190) em caso de incêndio em áreas de mata ou floresta.
Texto/Fonte: Fonte: Redação MTUOL com informações da G1MT