Foto: Stephane de Sakutin/AFP
Tuesday, 27 de May de 2025 - 18:18:38
Deputados aprovam direito à morte assistida para doentes graves, mas Senado deve revisar o texto
FRANÇA AVANÇA NA LEI DE EUTANÁSIA

A Assembleia Nacional da França aprovou um projeto de lei que autoriza a eutanásia para cidadãos maiores de 18 anos que sofram de doenças graves, incuráveis e em fase terminal, com sofrimento físico ou psicológico. O procedimento deve ser solicitado por meio de um médico, que pode autorizar ou negar o pedido após avaliação por uma banca especializada. O profissional também poderá aplicar a substância letal, se autorizado.

A lei prevê o direito de recusa dos médicos em realizar o procedimento, mas pune com até dois anos de prisão ou multa de 30 mil euros quem tentar impedir a prática, inclusive por desinformação.

O projeto enfrentou resistência de setores conservadores, como a Igreja Católica, e da oposição liderada pela ultradireitista Marine Le Pen. O presidente Emmanuel Macron celebrou a aprovação nas redes sociais, ressaltando o avanço “com dignidade e humanidade”.

O texto passará agora pelo Senado, conhecido por uma postura mais conservadora, podendo sofrer alterações que obrigarão nova votação na Assembleia. O governo deseja concluir o processo antes das eleições presidenciais de 2027.

Texto/Fonte: G1