A Desenvolve MT, agência de fomento do governo de Mato Grosso, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), lançou uma linha de crédito especial voltada a jovens advogados. A iniciativa, inserida no programa Jovem Empreendedor, tem o objetivo de apoiar profissionais liberais recém-formados, com até 29 anos e registro ativo na OAB-MT, a estruturar seus escritórios e fortalecer suas atividades jurídicas.
O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (11), em cerimônia realizada no saguão da OAB-MT, durante as comemorações do Dia do Advogado. Por meio da linha Jovem Advogado, os beneficiários podem contratar financiamentos de até R$ 15 mil, sendo permitido o uso de até 70% do valor para investimentos fixos, como aquisição de mobiliário, equipamentos, tecnologia ou reformas, e 30% para capital de giro.
Um dos principais atrativos do programa são as condições facilitadas, com taxas de juros reduzidas de 0,50% ao mês e, para os que mantiverem os pagamentos em dia, bônus que reduz a taxa para 0,40% ao mês. O prazo para quitação pode chegar a 42 meses, incluindo uma carência de até seis meses para início dos pagamentos.
O acesso ao crédito será simplificado, com o primeiro atendimento e orientação sobre a documentação realizada por agentes de crédito da OAB-MT. A expectativa é apoiar a inserção dos jovens advogados no mercado, que é cada vez mais competitivo.
“A demanda surgiu e, prontamente, aprovamos a oferta. Queremos mostrar a esses jovens que sua força de trabalho pode gerar uma renda justa e legítima para suas famílias”, afirmou Mayran Beckman, presidente da Desenvolve MT.
O vice-presidente da OAB-MT, César Miranda, reforçou a importância do programa: “Com esse crédito de até R$ 15 mil, acreditamos que vai vir em boa hora para os jovens que estão saindo da faculdade, oferecendo uma oportunidade barata, apoiada pelo governo e pela Ordem.”
Já a presidente da OAB-MT, Gisela Alves Cardoso, ressaltou que a linha de crédito representa a concretização de um sonho para a jovem advocacia. “Este é só o começo. Acreditamos que será um incentivo importante para muitos advogados e advogadas iniciantes. Esperamos ampliar essa oferta no futuro.”
De acordo com a OAB-MT, em média 600 novos advogados são inscritos anualmente na seccional, e agora contam com um apoio específico para alavancar suas carreiras.
Participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, além de diretores e representantes da Desenvolve MT e da OAB-MT.