Foto: Júlia Araújo/Detran-MT
Quinta, 08 de maio de 2025 - 16:13:30
Detran de Mato Grosso lança novos projetos para modernizar serviços e atendimento
GESTÃO DIGITAL

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) apresentou, na última quarta-feira (7), uma série de iniciativas para aprimorar a gestão interna e tornar os serviços ao cidadão mais modernos e acessíveis. O evento ocorreu no auditório da sede da autarquia e contou com a presença de servidores e representantes da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), parceira na execução dos projetos.

Entre as novidades está o Painel de Indicadores em Power BI, uma ferramenta visual que permitirá o acompanhamento detalhado de dados estratégicos da gestão do Detran. Também foram anunciadas melhorias no aplicativo MT Cidadão, que passou a oferecer mais funcionalidades com uma interface mais intuitiva, além da implantação de um novo Portal de Serviços Digitais e a modernização do Portal de Credenciamento para empresas.

Segundo o presidente do Detran, Gustavo de Vasconcelos, os projetos visam beneficiar todos os públicos da autarquia, incluindo gestores, servidores, prestadores de serviços credenciados e, principalmente, a população. Ele destacou a importância de cada uma das ferramentas apresentadas. “O painel de indicadores é essencial para a gestão dos servidores. O MT Cidadão está sendo aprimorado para alcançar toda a população. Já o Portal de Credenciamento vai atender mais de cinco mil credenciados, enquanto o novo Portal de Serviços ampliará o acesso digital aos serviços”, explicou.

O diretor de Habilitação e Veículos do Detran, Alessandro de Andrade, destacou que o novo Portal de Serviços Digitais representa uma alternativa segura e eficiente aos atendimentos presenciais e ao aplicativo. “Com ele, será possível emitir o CRLV, renovar a CNH e solicitar a segunda via do documento, com acesso usando as mesmas credenciais do app MT Cidadão. E em breve, novos serviços serão adicionados”, disse.

Já Maria Auxiliadora de Lima Campos, gestora da Unidade de Desenvolvimento Organizacional do Detran, ressaltou que os avanços são resultado de um processo iniciado em 2023, a partir da demanda por dados e indicadores de desempenho. “Desenvolvemos painéis já consolidados e promovemos ajustes no aplicativo para torná-lo mais fácil de usar. A linguagem foi adaptada e novos serviços foram incluídos para facilitar o dia a dia do cidadão”, afirmou.

As inovações fazem parte do acordo de resultados firmado em janeiro de 2025 entre o Detran e a MTI, com o objetivo de modernizar os sistemas tecnológicos e ampliar a digitalização dos serviços oferecidos à população mato-grossense.

Texto/Fonte: Secom MT