Foto: REPRODUÇÃO
Quarta, 28 de junho de 2023 - 16:31:38
Dia do Orgulho LGBTQIA+: veja famosos que se declararam parte da comunidade em 2023
QUE DIA É HOJE?
Leandro Karnal, Gilberto Gil e o rapper Lil Nas X estão entre as celebridades que já disseram não ser heterossexuais

O 28 de junho é marcado pela celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data é celebrada mundialmente e tem sua origem em 1969, com a Rebelião de Stonewall, quando os frequentadores do bar Stonewall Inn decidiram se rebelar contra uma invasão da polícia de Nova York no estabelecimento.

Ele era um lugar seguro para membros da comunidade, e os protestos continuaram por cerca de cinco dias. Segundo o site da enciclopédia Britannica, muitos historiadores caracterizaram a revolta como um protesto espontâneo contra o perpétuo assédio policial e a discriminação social sofrida por uma variedade de minorias sexuais na década de 1960.

 

“A Rebelião de Stonewall foi talvez a primeira vez que lésbicas, gays e transgêneros viram o valor de se unir em torno de uma causa comum”, descreve o portal. O local se tornou o epicentro da marcha do orgulho no ano seguinte.

Reunimos aqui algumas que se sentiram confortáveis para revelar suas identidades em tempo para o Dia do Orgulho.

1) Leandro Karnal

O historiador Leandro Karnal, de 59 anos, assumiu seu casamento com o cantor Victor Fadul, de 27. Sempre discreto sobre sua vida pessoal, Karnal revelou que o casal está junto há quatro anos.

Leandro Karnal e Vitor Fadul / Reprodução/Instagram

2) Rodrigo Simas

“Eu nunca expus isso, mas sou um homem bissexual. É um rótulo, mas me sinto maduro e tranquilo para falar sobre isso agora”, disse o ator em entrevista para o jornal Extra. “Eu sou um cara livre. Acredito na liberdade de escolha, de ser o que a gente quiser.”

O ator Rodrigo Simas / Divulgação

3) Bella Ramsey

Em entrevista à revista “Vogue” britânica, a atriz de “The Last of Us” afirmou que sua orientação sexual está sempre mudando e que não se considera uma pessoa “100% hétero”. Anteriormente, Bella já tinha revelado ser pessoa não-binária e gênero fluido, ou seja, que não se sente pertencente nem ao gênero masculino ou ao feminino.

Bella Hamsey dá novas declarações sobre sua sexualidade / Divulgação/HBO Max

4) Pedro Sampaio

O artista se declarou bissexual durante sua estreia no festival Lollapalooza Brasil 2023. “​​Estou em um momento da minha carreira muito solar, positivo e grandioso. Então, eu fazer toda essa movimentação de me assumir ser bissexual no Lollapalooza é muito forte. É incontestável e é poderoso por isso!”, contou em entrevista para o “Quem Pode, Pod”.

Pedro Sampaio falou sobre bissexualidade em entrevista a um podcast / Reprodução/Youtube

5) Lil Nas X

O rapper já havia revelado ser gay em 2019. No entanto, em janeiro, ele tuitou que pode ser “um pouco bissexual”. Logo em seguida acrescentou: “essa foi a minha última vez saindo do armário, eu prometo.”

Lil Nas X no tapete vermelho do Grammy 2022 / FilmMagic

6) Nila

A atriz de malhação revelou ser uma pessoa trans não-binária. “Estou neste processo desde 2020, e hoje sinto muito a necessidade de mudar o meu nome. Nila é o nome que eu tenho experimentado desde o início de 2022 e que hoje sinto que me contempla não só como a pessoa que sou mas também como a artista que tenho me tornado”, contou em um vídeo no Instagram.

7) Noah Schnapp

O Will de “Stranger Things”, contou que é gay em uma publicação no TikTok e escreveu: “Quando finalmente contei a meus amigos e família que eu era gay depois de ficar no armário com medo por 18 anos e tudo o que eles disseram foi ‘nós sabemos.”

Ator Noah Schnapp interpretando Will em cena da terceira temporada de Stranger THings.

Ator Noah Schnapp interpretando Will em cena da terceira temporada de Stranger Things / Cortesia de Netflix

8) Miss Benny

A estrela da série “Glamorous”, da Netflix, escreveu um texto para a revista” Time”, no qual se declara uma mulher trans. “A lacuna está diminuindo rapidamente entre agora e 22 de junho: o dia em que minha série de televisão ‘Glamorous’ será lançada na Netflix”, escreveu. “E junto com isso, eu também vou me assumir como a mulher transgênero que tenho vivido em particular nos últimos anos.”

9) Jakub Jankto

O meio-campista tcheco revelou ser gay por meio do seu Instagram. “Como todo mundo, também quero viver minha vida em liberdade, sem medos, sem preconceito, sem violência, mas com amor. Sou homossexual e não quero mais me esconder.” Segundo a revista “Out”, ele se tornou o primeiro jogador de futebol internacional na ativa a se declarar publicamente como gay

 

10) Diplo

Durante o podcast “High Low”, ao ser questionado sobre como ele se identifica dentro do espectro de sexualidade, o músico respondeu: “Acho que a melhor resposta que tenho é que não sou gay. Há alguns caras (…) Eu poderia namorar, em termos de parceiro de vida.”

11) Gilberto Gil

Durante entrevista a veja no começo de junho, o músico falou sobre sua sexualidade. “Somos todos filhos de um pai e de uma mãe, resultado da combinação dos genes de ambos. Portanto, somos todos bissexuais”, afirmou. Embora tenha tido relacionamentos com outros homens, ele declarou que seu interesse pelo gênero feminino é predominante.

Gilberto Gil durante entrevista exclusiva à CNN Brasil sobre a série “Viajando Com Os Gil” / Reprodução/CNN Brasil

12) Marcos Pitombo

Ao completar 41 anos, o ator recebeu uma declaração do namorado, Iasser Kaddourah e o relacionamento foi confirmado logo em seguida pela assessoria de Pitombo.

13) Alison Brie

A atriz se declarou bissexual durante um vídeo do “Buzzfeed” no YouTube, ao ler um tuíte de um seguidor. “Escute, eu sou bissexual por uma razão, e essa razão é estritamente para ser usada em um ménage com Dave Franco [marido dela] e Alison Brie”. Ao qual respondeu: “É também por isso que sou bissexual”.

Texto/Fonte: CNN Brasil.