Foto: Reprodução
Terça, 11 de março de 2025 - 07:27:47
Em meio a reuniões de paz, Ucrânia faz maior ataque de drones a Moscou
GUERRA DA RÚSSIA x UCRÂNIA
O Ministério da Defesa russo disse que 337 drones foram lançados contra a Rússia na noite dessa segunda; há pelo menos uma morte

Em uma ofensiva em larga escala, a Ucrânia atacou Moscou, capital da Rússia, no fim da noite dessa segunda-feira (10/3), no que já vem sendo chamado de o maior ataque de drones contra a capital russa. Há pelo menos um pessoa morta, e o bombardeio provocou incêndios e forçou a paralisação de aeroportos e estações de trens.

O Ministério da Defesa russo disse que 337 drones foram lançados contra a Rússia na noite dessa segunda, sendo que 91 deles foram direcionados para Moscou.

O presidente da Câmara, Sergei Sobyanin, disse que este foi o maior ataque de drones ucranianos na cidade. O governador da região mais ampla, Andrei Vorobyov, ressaltou: “Neste momento, sabe-se que uma pessoa morreu e três ficaram feridas”.

O órgão que administra a aviação da Rússia disse que os voos foram suspensos em todos os quatro aeroportos de Moscou. Dois outros aeroportos, nas regiões de Yaroslavl e Nizhny Novgorod, a leste da capital, também estão com os serviços suspensos.

Play Video

Leia também

Vorobyov afirmou que pelo menos sete apartamentos foram danificados, e os residentes tiveram de evacuar um edifício de vários andares no distrito de Ramenskoye, a cerca de 50 km (31 milhas) a sudeste do Kremlin.

Mesa de paz

A ofensiva se dá em meio a negociações de paz em Jeddah, na Arábia Saudita, onde o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se reúne, nesta terça-feira (11/3), com delegações dos EUA.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia publicou um vídeo da delegação ucraniana chegando para as negociações. As informações são do jornal britânico The Guardian.

O encontro é o primeiro contato diplomático público entre os dois países após o bate-boca entre Donald Trump e Zelensky no fim de fevereiro, no Salão Oval da Casa Branca.

Texto/Fonte: Carlos Estênio Brasilino