O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, revelou que a empresa está em negociações avançadas com um parceiro relevante nos Estados Unidos para a produção local do avião militar KC-390. A proposta visa a criação de cerca de 2,5 mil empregos adicionais no país norte-americano e tem como contrapartida o retorno à política de tarifa zero nas exportações para a indústria aeroespacial global.
Segundo Gomes Neto, essa possibilidade representa uma oportunidade de investimento local que pode facilitar o fim das tarifas que têm impactado negativamente a Embraer. “Estamos em conversas avançadas com um parceiro relevante nos Estados Unidos para esse projeto. Continuamos acreditando e defendendo firmemente o retorno à política de tarifa zero para a indústria aeroespacial global”, afirmou o executivo.
A Embraer projeta uma receita total para este ano entre US$ 7 bilhões e US$ 7,5 bilhões, com margem Ebit ajustada de 7,5% a 8,3%, além de um fluxo de caixa livre ajustado estimado em pelo menos US$ 200 milhões. Gomes Neto destacou que os efeitos das tarifas já começam a ser sentidos no fluxo de caixa da empresa, com impacto estimado em 20% até o momento, e que os efeitos devem se intensificar no segundo semestre, o que justifica a projeção moderada do Ebit.
O KC-390 é um avião cargueiro militar desenvolvido pela Embraer a partir de um contrato assinado com a Força Aérea Brasileira (FAB) em 2009. A aeronave foi escolhida por 11 países até o momento, incluindo Brasil, Portugal e Coreia do Sul.
Projetado para múltiplas missões, o KC-390 pode realizar transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, ajuda humanitária, resposta a desastres, combate a incêndios e reabastecimento em voo.
O cargueiro tem capacidade para transportar até 26 toneladas a uma velocidade de até 470 nós (870 km/h) e é capaz de operar em pistas não pavimentadas ou com condições adversas. Sua fuselagem permite o transporte de cargas volumosas, acessíveis por uma rampa de carga. A produção do KC-390 ocorre na fábrica da Embraer localizada em Gavião Peixoto, São Paulo.
A proposta de fabricar o KC-390 nos Estados Unidos representa uma estratégia para a Embraer reduzir os impactos das tarifas comerciais sobre seus produtos e ampliar a presença da aeronave no mercado internacional.