Foto: Secom-MT
Friday, 15 de August de 2025 - 08:24:54
Equipe combate focos ativos e fiscaliza queimadas irregulares no estado
CORPO DE BOMBEIROS ATUA EM 11 INCÊNDIOS FLORESTAIS EM MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está atuando nesta quinta-feira (14.8) no combate a 11 incêndios florestais, sendo seis com ações contínuas e cinco iniciados hoje. As operações ocorrem em municípios como Água Boa, Santa Terezinha, Torixoréu, Novo Mundo, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Comodoro, Nova Monte Verde, Cotriguaçu, Pontes e Lacerda e Nova Maringá, com reforço de máquinas pesadas e caminhões-pipa para conter as chamas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

Além do combate direto, o CBMMT realiza monitoramento de 29 focos de calor ativos em todo o estado. Desses, 11 correspondem a incêndios florestais, incluindo dois na Terra Indígena Nambikwara, em Comodoro, que só podem ser combatidos por órgãos federais. Os outros 18 focos de calor são queimadas irregulares, fiscalizadas no âmbito da Operação Infravermelho, conduzida a partir da Sala de Situação Central, no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) em Cuiabá, com apoio de imagens de satélite e tecnologia para prevenir e responsabilizar os infratores.

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso registrou 79 focos de calor pelo Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sendo 49 na Amazônia e 30 no Cerrado. O CBMMT reforça que um foco isolado não caracteriza incêndio florestal, mas vários focos em uma mesma área geralmente indicam um incêndio ativo.

O órgão também alerta sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, e de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e no Cerrado. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano. Qualquer indício de incêndio deve ser denunciado imediatamente pelos números 193 ou 190.

Texto/Fonte: Secom MT