Foto: Secom-MT
Wednesday, 15 de October de 2025 - 15:49:35
Equipes atuam em diversas regiões do estado com apoio de máquinas, aeronaves e tecnologia de monitoramento
???? BOMBEIROS DE MT COMBATEM 12 INCÊNDIOS FLORESTAIS E MONITORAM 37 FOCOS DE CALOR

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuou nesta terça-feira (14.10) no combate a 12 incêndios florestais em diferentes municípios do estado. Além disso, mantém controlados seis focos ativos, que não apresentam risco imediato de propagação, localizados em São José do Rio Claro (dois), Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, União do Sul e Cáceres.

As operações em campo envolvem o uso de caminhões-pipa, máquinas pesadas e aeronaves, com suporte do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. O objetivo é proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente, enquanto os bombeiros seguem combatendo focos em municípios como Cáceres (cinco focos), Cocalinho (três), Itiquira, Guarantã do Norte, Nova Santa Helena e Pontes e Lacerda.

Além dos incêndios florestais, o CBMMT monitora 37 focos de calor em todo o estado, sendo 23 incêndios florestais e 14 queimadas irregulares. Em áreas indígenas, foram registrados quatro focos, que são combatidos por órgãos federais, já que o Estado não possui autorização para atuar nessas localidades.

A fiscalização de queimadas irregulares é realizada no âmbito da Operação Infravermelho, a partir da Sala de Situação Central no Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá. A ação utiliza imagens de satélite e tecnologia para identificar e prevenir áreas de risco, além de responsabilizar infratores.

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 245 incêndios em dezenas de municípios do estado. Nas últimas 24 horas, 62 focos de calor foram registrados pelo Programa BDQueimadas do Inpe, sendo 44 na Amazônia e 18 no Cerrado.

O CBMMT reforça que o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais é proibido: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado, e proibido o ano todo em áreas urbanas. Denúncias de incêndios florestais devem ser feitas pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Texto/Fonte: Secom MT