O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) continua nesta domingo (19) o combate a 12 incêndios florestais em diferentes municípios do estado, enquanto mantém controlados dois focos ativos em Nova Ubiratã e União do Sul. As operações incluem uso de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, com o objetivo de proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.
As equipes atuam em Itiquira, Nova Ubiratã e Nova Xavantina — cada cidade com dois focos — além de Guarantã do Norte, Cocalinho, Jauru, Nova Maringá, Nova Santa Helena e União do Sul. A ação conta com apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), Defesa Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Polícia Militar.
Além dos incêndios em combate, o CBMMT monitora 26 focos de calor em todo o estado, sendo 14 incêndios florestais e 12 queimadas irregulares. Em áreas indígenas, foram registrados dois incêndios, que são de responsabilidade do governo federal.
Os focos decorrentes de queimadas ilegais estão sendo fiscalizados pela Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite e tecnologias para prevenir incêndios e responsabilizar infratores. Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, os bombeiros já atuaram na extinção de 246 incêndios em municípios como Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Nova Xavantina e União do Sul, entre outros.
Segundo dados do Inpe, 57 focos de calor foram registrados nas últimas 24 horas, 47 na Amazônia e 10 no Cerrado. O CBMMT reforça que o uso do fogo é proibido no Pantanal de 1º de junho a 31 de dezembro e, na Amazônia e Cerrado, de 1º de julho a 30 de novembro. Em áreas urbanas, a proibição é durante todo o ano.
A população deve acionar imediatamente os números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar) em caso de incêndios florestais.