A Defesa Civil de Mato Grosso enviou duas equipes a Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, para auxiliar a cidade após as fortes chuvas e vendavais da semana passada. Nesta segunda-feira (15.9), um caminhão com telhas, caixas d’água e colchões foi destinado às famílias mais afetadas.
Desde sexta-feira (12), os agentes estaduais apoiam o levantamento de danos e os trâmites para a decretação da situação de emergência. A Prefeitura também recebe auxílio para solicitar a homologação estadual e o reconhecimento federal do decreto, o que possibilita o acesso a recursos adicionais para atender à população.
O temporal causou estragos em casas, comércios e estruturas públicas, afetando mais de 7,9 mil pessoas, das quais oito ficaram desalojadas. Foram registrados destelhamentos em massa, avarias em caixas d’água e danos em instalações elétricas. Para atendimento imediato, foram enviados 15 caixas d’água de 500 litros, 150 telhas e 20 colchões.
O prefeito Edelo Ferrari agradeceu a rapidez da atuação do Governo do Estado e da Defesa Civil, destacando a importância do apoio para o município. O superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, ressaltou que a atuação integrada busca garantir segurança e assistência às famílias, especialmente àquelas que tiveram suas residências danificadas pelo temporal.